quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A “JIHAD” CONTINUA




Manuel António Pina – Jornal de Notícias, opinião

Os governos passam e, como na série "Yes, Minister", o director-geral de Saúde dr. Francisco George permanece. E, com ele, permanece igualmente a sempiterna "jihad" antitabagista a que dedicou a sua fértil vida. Bordallo (estou a vê-lo numa célebre auto-caricatura de 1903, já velho e no meio de baforadas de fumo, pedindo lume ao jovem de 23 anos que um dia foi) retratá-lo-ia a cavalo no Zé Povinho e no Orçamento de Estado, botas altas e chicote politicamente correcto na mão, expulsando os fumadores do pecaminoso Templo da hotelaria, restauração & similares de Portugal.

Agora o dr. Francisco George pagou, isto é, pagámos nós, o "estudo" de um grupo de investigadores que concluiu que "basta estar uma pessoa a fumar do lado de fora, junto à porta de um bar, para aumentar o nível de exposição ao fumo de quem está no interior". A revelação não dá pormenores acerca da orientação do vento à porta do tal bar no momento da descoberta, mas parece que os investigadores andaram a "snifar" locais com zonas de fumo e verificaram que em 30% deles "cheirava a tabaco em todo o estabelecimento".

Fica por esclarecer se os investigadores terão também detectado, por exemplo, cheiro de escapes de automóveis e se ruas e avenidas terão igualmente de se afastar 100 ou 200 metros das portas de cafés, bares e restaurantes. Os fumadores, tudo o indica, irão ter que o fazer (o problema é se regressarão para pagar a conta).


Sem comentários:

Mais lidas da semana