quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Macau: Universidade prepara "Dia da Língua Portuguesa" e curso de verão



FV - Lusa

Macau, China, 22 fev (Lusa) - O Dia da Língua Portuguesa vai ser assinalado na Universidade de Macau a 03 de abril, dando seguimento a uma atividade iniciada há 15 anos e que tem por objetivo proporcionar um "maior contacto" com a cultura lusófona.

"Trata-se de uma atividade que se realiza há 15 anos, cujos objetivos principais são, por um lado o convívio entre toda a comunidade do departamento de Português e, por outro, proporcionar aos nossos alunos um maior contacto com a língua e cultura dos países de língua portuguesa", explicou o docente e membro da comissão organizadora, Aldino Dias.

As comemorações deste ano têm duas vertentes: uma gastronómica, com a apresentação das "comidas típicas dos vários países de língua portuguesa", e outra recreativa, através da interpretação "de canções, danças, poesia e pequenas dramatizações" realizadas pelos alunos e "todas em língua portuguesa".

A par deste evento, a Universidade de Macau tem também em preparação o 26.º Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas, a decorrer entre 02 e 27 de julho e que deverá reunir cerca de 250 alunos locais, nacionais e de outros países e territórios da Ásia.

"Anualmente, recebemos estudantes da China, Coreia, Malásia, Tailândia, Filipinas, Vietname, Indonésia, Hong Kong, entre outros, que aprendem, a par da língua e da cultura portuguesas, a conhecer Macau, a sua história, a sua cultura, o seu património, a hospitalidade e cordialidade das suas gentes", referiu a mesma fonte, na qualidade de coordenador do curso de verão.

Aldino Dias destacou a importância da iniciativa para divulgar aos participantes o papel de Macau "como ponto de encontro entre culturas e como plataforma para um relacionamento entre a China e os países lusófonos", uma vez que, além das aulas, o curso de verão contempla normalmente visitas e reuniões com responsáveis da região.

"Anualmente, a este grupo de jovens que nos visitam e que, nos últimos anos, tem sido de 225, juntam-se mais cerca de 125 de Macau. Esperamos ter entre nós, em julho do corrente ano, um grupo idêntico", concluiu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana