domingo, 18 de março de 2012

POR SER CANDIDATO DE XANANA TAUR PAGA A FATURA E NÃO DEVE BUFAR




António Veríssimo

As eleições presidenciais em Timor-Leste foram ontem e está a acontecer o que era impensável para Taur Matan Ruak, candidato de Xanana Gusmão. Está a pagar a fatura pela sua falta de transparência e por se ter aliado a quem não devia. Assim não fosse e veria a contagem de votos ser-lhe muito mais vantajosa. Aconteceria sempre a segunda volta das eleições mas para o general tudo seria muito mais confortável.

Poucas horas depois das urnas de voto serem encerradas começou a desenhar-se o inevitável e Lu-Olo, transparente candidato da Fretilin, recolhia mais votos que qualquer dos seus oponentes, incluindo Taur. O general surgiu em quarto lugar, depois em terceiro e só muito depois em segundo. Onde se mantém quando os resultados provisórios dão mostras de serem referentes a mais de metade dos votos expressos. A informação válida é a do STAE, o Secretariado oficial.

No site de Taur começou por aparecer a indicação de que o candidato seguia em primeiro lugar, com uma ligeira vantagem a Lu-Olo, e assim se manteve durante horas. Mesmo quando já se sabia que a informação era incorreta e que os valores estavam inquinados. Tal facto gerou alguma confusão entre os eleitores que partiam à consulta dos resultados e os blogueiros mais ansiosos em informar. Muitos informaram erradamente. O motivo de tal inquinação poderá ser inocente mas também poderá conter as artimanhas por vezes pró-estúpido dos colaboradores de Xanana. Certo é que Taur está sempre a ficar mal na fotografia por via de ser candidato de quem é.

Sem retirar primor ao candidato da Fretilin, Lu-Olo, seria expectável que Taur ao avançar com a sua candidatura de modo autónomo e espontâneo seria um potencial presidente da República eleito. Nem por sombras estaria agora nesta situação de ver o número de votos ser inferior ao de Lu-Olo. Folgadamente venceria em primeiro lugar e partiria sem ansiedades para a segunda volta das eleições. Assim seria pelo simples facto de os timorenses verem no general candidato um homem da valorosa resistência timorense que abraçou as armas em defesa da Pátria e nada mais que isso. Taur não era portador de jogos políticos sujos. Não era, mas agora, e de há uns tempos a esta parte já é. Por isso está a pagar a fatura de ter aceite fazer eleger-se PR abraçado a Xanana Gusmão, um histórico da resistência, como ele, mas que está envolvido em enormes cambalachos, que é PM de um governo corrupto sem que alguma vez se tenha sentido incomodado por isso, antes pelo contrário…

Os timorenses eleitores têm perguntado como foi possível Taur deixar a sua honestidade e transparência ser conspurcada pelos interesses e sede de poder a qualquer preço de Xanana Gusmão. A isso Taur respondeu falsamente que era um candidato independente, negando sempre que é candidato de Xanana. Negar, negou, e mostrou que foi contagiado pela falsidade. Assim está provado e de nada vale o candidato Taur avançar com as suas loas, pois que sabe muito bem que desde 2010, entre Maio e Julho, a estratégia começou a ser delineada de acordo com o general e Xanana, por ele próprio ou interpostas pessoas às suas ordens. Por esse tempo já o general anunciava que ia “ser presidente da República” através de alguns corredores, incluindo da ONU. Pois. Mas isso agora já não interessa nad porque a fatura está a ser paga por quem fez a despesa e se deixou contaminar por um seu ex-camarada de armas valoroso na época mas agora chefe de um governo que tem feito sumirem-se milhões sem que se vejam as melhorias e o desenvolvimento correspondentes. Os carenciados de antes de Xanana ser PM estão tão ou mais carenciados agora como antes. O general sabe disso. E deverá saber que um PR por si só não tem poderes para “dar a volta” a um PM como Xanana Gusmão ou outro da mesma espécie, rodeado de “malandros” – como disse há anos Mário Carrascalão. Xanana é o malandro-mor e o apoiante de Taur. Cozinhado para o fracasso ou, pelo menos, redução do sucesso e desilusão de quem estimava e acreditava em Taur.

Mais uma voltinha, mais uma eleição

Pelo visto, pelo apuramento divulgado pelo STAE, Timor-Leste vai ter eleger em segunda volta o seu PR, em Abril. A contenda será entre Lu-Olo, mais que merecedor, e Taur Matan Ruak, o candidato de Xanana Gusmão. Parece mais que evidente que o general vai ter de pagar uma fatura ainda mais pesada se prosseguir na esterqueira de Xanana Gusmão. E vai.

O candidato da Fretlin, transparentemente da Fretilin - como La Sama é transparentemente do Partido Democrático, e outros por outros partidos – disputará a segunda volta das eleições com Taur, agora mais que declarado candidato de Xanana… Vamos ver o que irá acontecer. Pela lógica comportamental dos eleitores de La Sama e outros candidatos de pequena monta, esses não vão votar em Lu-Olo, e aqueles que agora votaram em Ramos Horta? Irão votar em Lu-Olo? Pela lógica anteriormente referida… talvez. Mas nada é assim tão taxativo e Lu-Olo pode muito bem deixar para trás Taur Matan Ruak pelo seu valor e também porque o candidato de Xanana está salpicado pela fossa opaca e nauseabunda que Xanana representa para imensos timorenses. Que legitimamente o consideram o principal responsável pela miséria de muitos e a abastança rápida dos do seu séquito. Sacuda-se desses salpicos nocivos à sociedade timorense, general. Ainda está a tempo para a segunda volta que aí vem. Sim, porque mesmo que no final do apuramento de votos fique sendo o mais votado a diferença será mínima relativamente a Lu-Olo, e depois…

“Quem cabras vende e cabritos não tem… de algum lado lhe vem”, um velho adágio português que indicia roubo. E não? E não? Ora aí está motivo bastante para a fome e miséria que abunda em Timor-Leste. Terá sido para isso que  Taur lutou por mais de duas décadas? E o respeito aos camaradas idos no combate tão desproporcionado?

Por fim. Quem assiste e vive Timor-Leste está cansado de permanecer na desilusão e na indignação devido ao engano e desonestidade que muitas das elites dirigentes representam. É tempo de pôr cobro a tão repugnante realidade e proporcionar paz, justiça, transparência, democracia real, liberdade e dignidade ao nobre povo timorense.

Sobre Ramos Horta PR

Ramos Horta está perante o resultado do seu péssimo e conturbado mandato em que não clamou por justiça, optou pela caridadezinha hipocrita em vez de justiça social, foi adepto dos trafulhas e atropelou a Constituição e a Justiça. Esteve moribundo no atentado de Fevereiro de 2008 e depois apontou como culpado um inocente… Neste pleito eleitoral até nem merecia tantos votos, mais de dois será demais. Um voto, porque ele próprio, narcisista como é, nele votou... e mais não foi possivel, senão... Tudo de bom para o Zé, que volte a sê-lo e que se ocupe a escrever as suas memórias. Que então divulgue a trama de Fevereiro de 2008 e que cite os bois pelos nomes. Quem é que o queria (e quer) ver pelas costas?

7 comentários:

Anónimo disse...

SR. VERÍSSIMO.
VAMOS LÁ A MANTER A COMPOSTURA E O RESPEITO. ACEITE OS RESULTADOS DEMOCRÁTICOS E NÃO INSULTE SÓ PORQUE O RESULTADO NÃO ESTÁ DE ACORDO COM A SUA VONTADE.
NÃO SEI SE VIVE EM TIMOR LESTE MAS SE NÃO VIVER RESPEITE AQUELES QUE VIVEM NO SEU PAÍS E QUEREM PAZ E SOSSEGO!

a.b.verissimo disse...

Respeito? No texto não existem faltas de respeito mas sim verdades.

Se há quem falte ao respeito a alguém são esses sujeitos aos timorenses que sofrem com toda a espécie de carências.

As verdades doem? Ah, pois doem e ardem como feridas.

Sempre ouvi dizer que aquilo que arde... cura.

Oxalá.

Obrigado por se pronunciar. Conviduo a meditar sobre a realidade timorense.

AV

Anónimo disse...

Caro Veríssimo realmente a pergunta é pertinente "quem é que queria (e quer) ver (o Zé Horta) pelas costas?" penso que se poderá colocar uma outra:
Serão os mesmos que agora o obrigaram a candidatar? Para roubar os votos a TMR, candidato de Xanana? Não serão os mesmos que puseram Timor a ferro e fogo em 2006 e "mataram o Mj Alfredo tentando assassinar o Sr. Presidente..... e agora estão "arrependidos" pois já chegaram à conclusão que Xanana já não serve mais os seus interesses?

Anónimo disse...

O Verissímo tem toda a razão quando escreve que TMR perdeu votos por se ter aliado a Xanana. Não tivesse sido o caso, neste momento ele poderia já ser considerado o próximo PR de Timor Leste.

Ao contrário de Luolo que se deixou manchar com a pensão vitalicia e vergonhosamente vive no luxo enquanto o povo vive em pobreza extrema, TMR tem um record de ser humano mais limpo.

Assim é em Timor.

MTRM para isto tudo.

Anónimo disse...

Sr.Verissimo,voce pensa que todos os timorenses são estúpidos? Todo mundo sabe,quem foram os autores desse tresloucado acto de 11 de fevereiro de 2008.Faço votos que o Taur venha a ser o futuro presidente,para que haja,em timor verdadeira justiça.Espero que o Rogério Lobato fale da boca para fora tudo o que sabe sobre a distribuição das armas,de 2006.

Anónimo disse...

Os 25% de Taur são tbm de Xanana. Os dois são vitoriosos e enchem de esperança os timorenses. Na segunda volto dará Taur e Luolo poderá ficar mais p´róximo de sua bela família.

Anónimo disse...

A verdade está no CD que o major fez antes de morrer só não vê quem não quer. A agora a culpa é do Lu Olu... E então o Tau não teve nada haver com o acontecimento de 28 de Fevereiro em Tasi Tolu quando as suas tropas carregaram sobre os peticionários. Então ele como CEMFA não teve nada haver com o que aconteceu no quartelq general em DILI. O Tau é um Santinho mais um em Timor Leste...

Mais lidas da semana