sábado, 24 de março de 2012

TAUR JÁ PERDEU A ELEIÇÃO MAS PODE RESGATAR-SE A ELE PRÓPRIO, SALTE FORA!


António Veríssimo

Recados

1 - Nas eleições presidenciais em Timor-Leste, realizadas há uma semana, ocorreram irregularidades graves que são do conhecimento da CNE. Está de posse das provas. Aguardemos que as divulguem e que deixem de se vergar às imposições sistematicamente golpistas de alguém que se traiu a ele próprio: Xanana Gusmão.

2 – Taur Matan Ruak tem o dever de já ter compreendido que era (e é) Xanana Gusmão que precisava (precisa) dele e não o contrário. Concluir que tem estado a ser usado naquilo que pode significar um dos últimos fôlegos de Xanana Gusmão com o ímpeto habitual. Nada que aqui no Página Global não viesse a ser dito há mais de um ano. Por vontade de Taur procederia como os que têm rodeado Xanana e usufruído das vantagens com que ele os tem comprado, abandonava-o. Porém, Taur, sabe que não tem sido metido nem achado nas falcatruas xananistas e acha que vai ter de cumprir a segunda volta das eleições frente a Lu Olo. Terá de aparentar que nada de anormal se passa até à derrota, na segunda edição das eleições, em Abril. Para prevenir as faltas de suporte orçamentais lá vai Taur mendigar apoios financeiros. Desta vez a Bali. Um benemérito reserva-lhe o que precisa para não ficar ainda mais atascado no lodo em que Xanana Gusmão já está envolvido. Vale o recado, senhor Taur Matan Ruak: nunca é tarde para pôr tudo em pratos limpos, se quiser ainda pode saltar desse lodo só com uns salpicos. Mas fugir não faz o seu género. Pois não? Veja lá…

3 - Bem se disse aqui que em casa de Taur quem manda é a esposa. Ela é a generala. Por isso Taur não aceitou o convite expresso da Fretilin para ser seu candidato presidencial, preferindo o acordo que há muito tinha feito com Xanana Gusmão e que ocultou sempre aos timorenses. Uma nódoa no generalíssimo cardápio. E lá foi para a Fretilin com a recusa ao convite, alegando falsamente que queria disputar as eleições como INDEPENDENTE (então não?). Mais um recado: mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo.

4 – As dívidas que têm sido contraídas para a campanha eleitoral de Taur Matan Ruak já somam vários milhões. À roda de quatro, e estão todos gastos. A azáfama para abanar a árvore das patacas tem sido exasperante. O boss Xanana acha que com mais uma dezena de milhões de dólares (USD) compra eleitores que bastem e garantam a eleição de Taur. Será certo que o general sabe que quantas mais verbas gastarem mais têm de pagar em géneros aos agora financiadores? É que eles não abrem a carteira pelos seus lindos olhos mas sim porque depois querem o troco a triplicar, daquilo que o governo de Xanana (se eleito) terá de retirar (roubar) aos timorenses em negociatas. Daí a fome e os negativos “desenvolvimento do país-obras que não correspondem aos milhões gastos”. Vai tudo voltar ao mesmo, caro general. Mais um recado: não queira ser cúmplice nestes cambalachos de Xanana. Salte fora enquanto é tempo. Salve-se, porque ainda assim merece. Se fosse realmente independente, provavelmente já teria vencido as eleições à primeira volta. Se tivesse sido correto teria sido bom para si e para Timor-Leste. Basta de cambalachos e de se deixar enredar na teia sebenta de Xanana Gusmão.

7 comentários:

Anónimo disse...

A análise política de Veríssimo é risível.

Anónimo disse...

Risível, mas verdadeira, só para os que sabem, claro!

Anónimo disse...

Por muito que TMR diga que não, começa a ser difícil de o defender, quando o acusam de ser um pau-mandado de Xanana.Não há mais como o defender.ELE É CANDIDATO DE XANANA, MENTIU AO POVO DE TIMOR.
TMR disse num comício que enquanto ele e o Xanana forem vivos que o povo não precisava de se preocupar, que eles olhariam por eles. Deve de ser uma valente anedota, porque durante 5 anos o Xanana esteve no Governo e nada fez para melhorar a vida do povo, se alguma coisa fez foi roubar-lhes para dar aos que lhe apoiavam. Evidentemente que TMR não precisava de Xanana para nada, a cobiça da sua mulher fez com que ele quisesse destruir a FRETILIN e aliou-se às pessoas erradas.
Basta olhar para a equipa dele e ver que são um bando de oportunistas que almejam um lugar ao sol em troca do apoio que estão a dar a TMR.A sua campanha foi se alguma coisa,absolutamente sem sal, usou chavões para chegar ao povo e o resultado foi um desastre.
Estão todos a distanciarem-se do corrupto Xanana neste momento em Timor, apenas o pateta do TMR se aliou a ele. O barco de Xanana está a afundar-se e TMR vai-se naufragar com ele. A decisão foi dele.
Boa Sorte.
Euclides Malveira

Anónimo disse...

Quem quiser ri de coisas muito sérias. Este senhor AV vem dizendo há imenso tempo - quase há dois anos talvez - que Taur ia ser candidato presidencial envolvido com Xanana e a prova está aí para todos. Por isso merece todo o crédito. Não só nisto como em muito mais que vai divulgando e analisando sobre o Timor. Se o assunto é sério e nos rimos não passamos de maus de cabeça e irresponsaveis. Tem vindo a acontecer o que aqui foi dito ser expetavel e se não travarem este processo de sobrevivencia de Xanana e sua clique atraves de Taur pode vir aí mais desgraça para o Timor. Situação que não queremos. Esse general tem de saber meter os interesses do país e do povo à frente dessa clique danada dos xananistas. Os avisos vêm sendo feitos e são sérios.

Anónimo disse...

O que o sr. António verissimo diz é muito importante para a fretilin mas não tem grande significado para nós. Analistas deste há muitos com a mania que percebem da politica de Timor leste há muitos!

Anónimo disse...

Realmente é uma verdade pois bom jurista e analistas politicos são aqueles que perdendo as Eleições São "selecionados para formar governo..... ". Já agora uma pergunta:
- Só a Ministra da Justiça vai a tribunal? Onde estão os outros?

Anónimo disse...

Só vão a tribunal os que não forem do CNRT...

Mais lidas da semana