terça-feira, 8 de maio de 2012

BOICOTE A NOTÍCIAS SOBRE CAVACO SILVA NA VISITA A TIMOR-LESTE E "ARREDORES"



Redação PG

Como o Página Global tem referido em diversas ocasiões muito mais notícias do quotidiano timorense acontecem e são noticiadas, devidamente atualizadas, em tétum, nas publicações diárias timorenses online.

Em português não existe nenhuma publicação dessas e a informação que a Lusa, o Sapo TL e a RTP fornecem ao mundo lusófono é bastante limitada, muitas vezes de cariz oficial ou semi-oficial – o que convém ao regime de Gusmão ou outro do mesmo cariz que detenha o poder. A língua portuguesa, a par do tétum, é a língua oficial daquele país.

Na comemoração dos 10 anos de independência a nódoa sobre a informação para o mundo lusófono mantém-se, junto com a falta de vergonha dos poderes que preferem limitar o conhecimento que é fornecido à lusofonia sobre Timor-Leste. Consideramos que as responsabilidades pela situação cabem a várias entidades.

Por essa razão, em ação de protesto, nesta fase específica das comemorações dos 10 anos de independência de Timor-Leste, o Página Global não publicará conteúdos relacionados com a visita do PR de Portugal, Cavaco Silva, a Timor-Leste, para as cerimónias da independência. Assim como o que seja relacionado com Cavaco Silva e a sua presença naquela parte do mundo. Gostaríamos de ser secundados neste protesto mas compreendemos os motivos por que ninguém mais o faça. Somos diferentes e completamente desalinhados dos atropelos constantes à informação em língua portuguesa da realidade timorense.

5 comentários:

Anónimo disse...

Que bobagem! A língua em Timor é assunto dos timorenses. estudem o Tetun que fará muito bem a Página

Anónimo disse...

E quem perde? Cavaco ou quem lê este blog? Ridículo!

Página Global disse...

Caros amigos

Compreendemos a vossa perspetiva mas convém que nos lembremos que apesar de se perder alguma coisa com esta atitude mais perderiamos se não alertássemos para a triste realidade de TL ser o único país da lusofonia que não publica informação sistemática em português. Não estamos a reinvincar por nossa causa mas sim pelos da lusofonia que não sonham nem por sombras o que na realidade se passa no quotidiano timorense. O que seria mais fácil e perfeitamente possivel se existisse ao menos um orgão de informação quotidiano em português completamente independente da "Verdade Oficial da Elite Timorense", diferente da limitada Lusa, RTP, Sapo TL, que até nem são timorenses. Temos ou não direito a interessar-nos por Timor-Leste e saber do país em português? É que caso contrário nem Portugal, nem Brasil devem continuar a exaurir verbas para ensinar português a um regime e cidadãos que não estão interessados em nos entenderem e fazerem-se entender no âmbito da CPLP e que simplesmente dizem estar interessados na língua portuguesa para beneficiar daquilo que lhes é doado por Brasil e Portugal. Pensamos assim, respeitamos outros modos de opinião sobre o que quer que seja. Daí, dessa amalgama de opiniões e debates é que muitas vezes aprendemos mais.

Muito agradecidos.

ALM

Anónimo disse...

A ALM em vez de andar a queixar podia traduzir umas noticias,percebe o tetum porque diz que e timorense.Estao sempre a mandar vir mas nao ajudam no problema.Se sao timorenses deviam ajudar a informar em portugues ou estao so a espera que vos facam tudo.Criticar e bom o pior e resolver o problema.

Anónimo disse...

E DEPOIS VÃO AOS ENCONTROS DA CPLP E VÃO EXPOR OS PROBLEMAS EM TETUM?

Mais lidas da semana