sexta-feira, 8 de junho de 2012

Guiné-Bissau: Chefes da diplomacia da CPLP debatem crise à margem de Rio+20



MMT - Lusa

Maputo, 08 jul (Lusa) - Os ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP vão "refletir profundamente" sobre a situação da Guiné-Bissau, à margem da conferência sobre desenvolvimento sustentável da ONU Rio+20, a partir do dia 20 no Brasil, disse hoje o chefe da diplomacia moçambicana.

O anúncio do encontro no Rio de Janeiro foi feito hoje por Oldemiro Baloi, no ato do lançamento da cimeira dos estados membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, que vai decorrer no dia 20 de julho, na capital moçambicana.

A CPLP não reconhece as autoridades que emergiram do golpe de Estado de 12 de abril, na Guiné-Bissau, na véspera da campanha para a segunda volta das eleições presidenciais.

Em declarações hoje aos jornalistas, Oldemiro Baloi assinalou que os oito ministros dos negócios estrangeiros da CPLP vão encontrar-se no Brasil para discutir se a comunidade lusófona "vai guiar-se pela sua linha do não reconhecimento (dos golpistas), ou se vai seguir outro caminho".

"Qualquer que seja a solução ela tem resultado num exercício de profunda reflexão. É isso que os ministros dos negócios estrangeiros da CPLP tencionam fazer antes de propor qualquer posição aos chefes de Estado e de governo. Mas haverá seguramente um posicionamento", disse Oldemiro Baloi.

Segundo o governante moçambicano, "a consolidação dos processos democráticos nos estados-membros", nomeadamente "a normalização política na Guiné-Bissau e o processo da adesão da Guiné-Equatorial a membro pleno da CPLP serão alguns dos dossiês importantes" da presidência moçambicana da organização, a partir de julho.

A IX Conferência da organização, em Maputo, cujo lema será "CPLP e os Desafios da Segurança Alimentar e Nutricional", pretende "reforçar todos os aspetos de concertação política e cooperação no seio da comunidade, que visa à promoção do desenvolvimento intracomunitário, com enfoque na segurança alimentar e nutricional", disse Oldemiro Baloi.

Sem comentários:

Mais lidas da semana