quarta-feira, 4 de julho de 2012

AS EQUIVALÊNCIAS DE MIGUEL RELVAS





Miguel Relvas no seu bacharelato (em pós-bolonhês – pB -, designa-se por licenciatura) em Ciência Política e Relações Internacionais, que concluiu em 2007, terá obtido equivalências a cadeiras feitas nos cursos de História e Direito que frequentou nos anos 80.

Pese a diferença entre a Universidade de Coimbra e uma tal de  digo, Lusófona*, também andei por Direito e História na mesma década, e os currículos oficiais não eram muito diferentes, mais turbo-professor, menos coiso e tal.

Fico à espera que uma investigação jornalística desvende quais as cadeiras da década de 80 que obtiveram equivalência 20 anos depois, porque dou de barato não ter esta notícia do Público (só teria feito Ciência Política e Direito Constitucional, citadas como uma disciplina quando até numa privadas seriam duas) qualquer fundamento.

Por mera curiosidade, é sempre bom sabermos que um douto conselho científico considerou relevante para um curso de Ciência Política e Relações Internacionais disciplinas como Direito Romano, Pré-História, Civilizações Pré-Clássicas, Civilizações Clássicas, Teoria das Fontes e do Saber Histórico, Matemática para as Ciências Sociais e Humanas, História do Direito Português, ou Introdução ao Direito.

Claro que a semestral Ciência Política do curso de Direito, Direito Constitucional e uma espécie de igualmente anual Direito Económico, cuja designação exacta me passou, fazem todo o sentido. São duas, mas do 1º ano de ambos os cursos não me recordo de mais nenhuma. A memória é uma coisa muito complicada.

Sem comentários:

Mais lidas da semana