terça-feira, 18 de setembro de 2012

Angola: DIA DO HERÓI OU DOS HERÓIS NACIONAIS?

 


Eugénio Costa Almeida* – Pululu* - 17.09.12
 
Há muitos anos que se comemora, neste dia, e homenageando o poeta António Agostinho Neto, o Dia do Herói Nacional.
 
Não se contesta – eu pelo menos não o contesto – que se aproveite a data, até porque foi a primeira, para celebrar os heróis angolanos. E digo heróis porque houveram, continuam a haver e, felizmente, persistirão no futuro muitos heróis nacionais.
 
E porque não estamos a ver criar um dia, um feriado – até porque, a nível mundial e a nível económico há tendências para reduzir os números de feriados nacionais – para cada um dos nossos heróis, é altura, sem prescindir desta data, alterar o dia para o Dia dos Heróis Nacionais.
 
Este dia, esta data, esta celebração foi criada para, segundo fins políticos, cimentar a unidade nacional usando o nome de uma personalidade que era respeitada por uma larga faixa populacional do país.
 
É altura de deixarmos as bases políticas que fizeram emergir a data e torna-la uma comemoração universal.
 
Caberá ao novo governo e à nova Assembleia Nacional fazer essa alteração. Tenho a certeza que será acolhida por todas as bancadas políticas. É que primeiro que o político, está o poeta e o médico que dá nome à celebração.
 
E isso é o que deve contar!
 
* Página de um lusofónico angolano-português, licenciado e mestre em Relações Internacionais e Doutorado em Ciências Sociais - ramo Relações Internacionais -; nele poderão aceder a ensaios académicos e artigos de opinião, relacionados com a actividade académica, social e associativa.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana