quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ELEIÇÕES EM ANGOLA 2012 – V

 

Martinho Júnior, Luanda
 
NEM OS DIAMANTES SÃO JÁ ETERNOS!
 
21 – No Leste das kimberlites e dos “aluviais”, como uma miragem, parece ser necessário lembrar que nem os diamantes são já eternos!
 
Sem grande projecto para além da reclamação de “federalismo”, o Partido de Renovação Social é apresentado como se tendo enquistado por aquelas paragens e parece não haver quem o desaloje delas.
 
Se antes foi 3º favorito dos eleitores, em 1992 e 2008, agora é o 4º, mas com relativamente mais significativos números no Leste do país!
 
É a isso que me parece induzir os resultados provisórios apresentados pela CNE, mas já contestados pelo PRS! (“Os resultados apresentados pela CNE não são do PRS” – http://club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=12768:os-resultados-apresentados-pela-cne-nao-sao-do-prs-asseverou-benedito-daniel-&catid=14:entrevistas&Itemid=149).
 
A análise das percentagens apontam de facto para um enorme desequilíbrio nas tendências de voto a favor do PRS:
 
Com uma média nacional de 1,69%, o PRS que poderá ter apostado numa mensagem federalista um pouco por todos os recantos do país, até por que foi o 3º melhor colocado em 1992 e 2008 conseguindo 6 e 8 lugares respectivamente na Assembleia, só consegue ultrapassar essa média no Moxico (5,30%), onde foi 3º, Lunda Norte (10,39%), onde também foi 3º e na Lunda Sul (24,35%), onde conseguiu ser 2º!
 
O PRS não conseguiu nas outras Províncias alcançar a média nacional que lhe foi atribuída, pelo que a sua posição confinada a Leste, surge frágil nas Províncias do resto do país incluindo nas Províncias que se situam longe das fronteiras!
 
22 – Relativamente a Luanda o PRS não conseguiu alcançar em Município algum a cifra de seu percentual médio nacional (1,69%), pelo que a sua média relativa à Província de Luanda foi de 0,78%!
 
Só em Belas (0,92%) e em Viana (1,22%), o PRS conseguiu superar a sua média Provincial!
 
No Capalanga (Viana), por exemplo, o PRS tem instalações com um recinto amplo, mas raramente se faz sentir a sua presença, tendo optado para a sua propaganda, em época eleitoral, no “porta a porta”…
 
Provavelmente não será esse o método mais recomendado para propagandear partidos que competem nas periferias de Luanda e nem mesmo as bandeiras disseminadas pela auto-estrada de acesso a Viana aqueceram ou arrefeceram!
 
Julgo que é importante a esse partido acordar e não responsabilizar terceiros pelo “esvair” que sofreu, que vai diminuir a sua representatividade.
 
23 – O PRS pode ter “adormecido” sobre seus relativos êxitos anteriores e não se terá preparado para as disputas, particularmente em relação à UNITA e CASA-CE, na maior parte das Províncias.
 
A distribuição de votos conforme aos até agora publicados pela CNE, indiciam um retraimento de carácter regionalista ou mesmo étnico, provavelmente em resultado de interesses de seus próprios círculos “in”, tendo em conta as possibilidades que se oferecem em relação à exploração, negócio e tráfico de diamantes.
 
O PRS terá de rever muita coisa, aproveitando a próxima legislatura de 5 anos, tendo em conta a “agressividade” de outros concorrentes em relação sobretudo à juventude!
 
A persistência em não se alterar no seu carácter, suscita-me a seguinte questão: se o PRS não se “casa” com o eleitorado angolano, com quem se vai “casar”?
 
Essa questão é tanto mais pertinente, quanto se enquistou no Leste, sobretudo no Nordeste!
 
Existindo a Comissão do Manifesto Jurídico Sociológico Lunda Tchokwe, quem é quem e quem “comanda as operações”, numa fronteira tão porosa como a do Nordeste?
 
Este partido parece esquecer-se de que em Angola haverá cada vez menos gente que suporte, apoie e se deixe arrastar por uma oposição que se continue a assumir como de lesa nacionalidade e se enquiste numa região!
 
A melhoria em progressão alucinante da rede de estradas e caminhos de ferro, tem implicações que resultam na possibilidade de, a cada ano que passa, as pessoas mais se poderem movimentar, para migrar até, inter-comunicando-se, saindo das suas comunidades tradicionais e abrindo-se para outras experiências e culturas.
 
A luta contra o subdesenvolvimento comporta também esse tipo de impactos de carácter antropológico em relação ao ser humano!
 
Se o PRS não entender o significado disso, então que se lembre que nem os diamantes são já eternos, aprenda bem a lição e não venha alguma vez alterar a atmosfera de ausência de tiros que se vai consolidando em Angola!
 
Foto: Comício do PRS em Saurimo: um orador de costas para a fotografia; será que não quer mostrar a cara, ou algo mais existe para se divorciar do fotógrafo?
 
A consultar:
- Demografia, identidade nacional, assimetria e eleições – http://paginaglobal.blogspot.pt/2012/08/angola-demografia-identidade-nacional.html
 
Relacionado
 
* Para ler todos os textos de Martinho Júnior, clique aqui
 

1 comentário:

Anónimo disse...


PRS reconhece requerimento para reclamar eventuais irregularidades registadas nas eleições gerais

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/politica/2012/8/36/PRS-reconhece-requerimento-para-reclamar-eventuais-irregularidades-registadas-nas-eleicoes-gerais,4d9d69cd-2b66-4a27-9a9b-ee16ba976188.html

Mais lidas da semana