segunda-feira, 15 de outubro de 2012

SURTO DE DIARREIA PROVOCA TRÊS MORTES NA GUINÉ-BISSAU

 

MB – JMR - Lusa
 
Bissau, 15 out (Lusa) - As autoridades sanitárias da Guiné-Bissau alertaram hoje para a existência de um "surto forte de diarreia" no país que já causou a morte de três pessoas, entre um total de 567 afetadas.
 
De acordo com Lamine Indjai, responsável pela comunicação do Ministério da Saúde Publica, desde agosto que o país tem sido fustigado "por um surto forte de diarreia", que tem "vindo a aumentar de proporções" nos últimos dias.
 
"Não podemos dizer que há cólera no país, mas sim um surto de diarreia forte. Nalguns casos é mesmo fatal. Já temos a registar três óbitos entre 567 casos registados", disse Lamine Indjai, pedindo à população para ter cuidado.
 
"Hoje mesmo tivemos informações de que os casos dispararam. Entre sexta-feira e hoje deram entrada 38 novos casos de diarreias nos serviços de prevenção no hospital Simão Mendes" em Bissau, enfatizou Indjai, acrescentando que a situação se está a degradar.
 
O responsável pela comunicação do ministério da Saúde guineense chamou a atenção para os sinais que um doente deve observar para recorrer imediatamente aos serviços sanitários: "Em caso de diarreia aguda acompanhada de vómitos o doente deve procurar rapidamente o centro de saúde mais próximo à sua zona de residência ou mesmo o hospital Nacional Simão Mendes em Bissau", advertiu.
 
Bissau tem sido a zona mais afetada pelo surto de diarreia, com 541 casos. A região de Biombo (nordeste) registou até quinta-feira passada, 20 casos, e Tombali, no sul, seis casos, disse Lamine Indjai.
 
Este responsável apelou à população para ter cuidados especiais com o manuseamento de alimentos e bebidas, sobretudo, as que são vendidas nas ruas, alertando também para os riscos de aglomeração de pessoas nas cerimónias fúnebres ou festas.
 
"Devemos dizer à população que a situação não é de alarmar mas também não é boa. Desde o dia 26 de agosto temos estado em prevenção nas fronteiras do país", sublinhou Lamine Indjai.
 
Informações médicas em Bissau apontam para a existência de surtos de cólera nos países vizinhos da Guiné-Bissau, nomeadamente Senegal e Guiné-Conacri.
 
Lamine Indjai lembrou que os primeiros casos de diarreia registados na Guiné-Bissau eram de pessoas vindas do Senegal.
 
O último grande problema de saúde pública na Guiné-Bissau foi em 2008, quando um surto de cólera matou mais de 200 pessoas, entre cerca de 12 mil infetadas.
 
Leia mais sobre Guiné-Bissau (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana