quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ex-ministro das Finanças da Guiné-Bissau não foi presente ao juiz e continua detido




FP – MLL - Lusa

O ministro das Finanças no governo da Guiné-Bissau deposto no golpe de Estado de abril de 2012, José Mário Vaz, continua detido nas instalações da Polícia Judiciária, em Bissau, sem ter sido ouvido ainda pelo juiz de instrução.

José Mário Vaz está detido desde segunda-feira, por alegado ilícito fiscal no tempo em que era ministro das Finanças.

O Ministério Público quer, nomeadamente, saber o paradeiro de uma ajuda orçamental angolana de 9,1 milhões de euros, que supostamente nunca entrou nos cofres do Estado.
José Mário Vaz esteve hoje mais de seis horas nas instalações da Procuradoria-Geral da República da Guiné-Bissau, mas foi ouvido durante menos de uma hora.

Cerca das 18:00 foi levado de novo para as instalações da Polícia Judiciária, tendo a viatura que o transportou passado antes pelo Tribunal Regional de Bissau.

Otávio Lopes, um dos advogados do antigo ministro, em declarações aos jornalistas, estranhou a situação, porque, devido à hora, "toda a gente sabia que o juiz de instrução criminal não se encontrava no gabinete".

"Aliás, nem foi ao gabinete do juiz de instrução, foram ao Tribunal Regional de Bissau e de seguida conduziram o suspeito para as instalações da Polícia Judiciária", disse.

Para quinta-feira, os advogados aguardam que "pelo menos se dignem levá-lo (ao ex-ministro) ao juiz de instrução para que ele decida quanto à situação processual", disse Otávio Lopes, visivelmente agastado com a situação.

Sem comentários:

Mais lidas da semana