quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ex-ministro das Finanças da Guiné-Bissau apenas é ouvido pelo juiz na sexta-feira




FP - MB - MLL - Lusa

Bissau, 07 fev (Lusa) - O ministro das Finanças do Governo deposto em abril passado, José Mário Vaz, detido em Bissau na passada segunda-feira, apenas será ouvido na sexta-feira pelo juiz, o que os advogados dizem ser uma violação da lei.

"Todo este caso é uma verdadeira heresia processual", há "uma violação de todas as condições e prazos de detenção", disse à Lusa um dos advogados do antigo ministro, Octávio Lopes.

De acordo com o advogado, foi ilegal a detenção de José Mário Vaz e é ilegal a sua manutenção na cadeia, já que, segundo a lei, a prisão preventiva não pode exceder as 48 horas.

"Já se ultrapassaram as 48 horas estipuladas por lei para o período de detenção", frisou Octávio Lopes, explicando que só hoje os advogados foram notificados pelo juiz de instrução criminal para a audiência na sexta-feira.

José Mário Vaz está detido desde segunda-feira à noite por alegado ilícito fiscal no tempo em que era ministro das Finanças. O Ministério Público quer, nomeadamente, saber o paradeiro de uma ajuda orçamental angolana de 9,1 milhões de euros, que supostamente nunca entrou nos cofres do Estado.

Na quarta-feira, José Mário Vaz esteve mais de seis horas nas instalações da Procuradoria-Geral da República da Guiné-Bissau mas foi ouvido durante menos de uma hora.

Cerca das 18:00 foi levado de novo para as instalações da Polícia Judiciária, tendo a viatura que o transportou passado antes pelo Tribunal Regional de Bissau.

Sem comentários:

Mais lidas da semana