segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Portugal – Vítor Bento: O SALVA VIDAS DO GOVERNO?




José Lemos Esteves – Expresso, opinião

1. Quando era miúdo, costuma assistir na televisão a um desenho animado conhecido como o "Gasparzinho". Era um fantasma simpático, que com medo dos seus irmãos, que o atormentavam permanentemente, raramente se via. Tirando a parte da simpatia, o Ministro das Finanças de Passos Coelho parece ser o Gasparzinho: raramente se vê, parece cada vez mais um fantasma - mas é ele próprio que atormenta os portugueses. Creio que Vítor Gaspar padece de um complexo de superioridade: ele é um estrangeirado, que acredita piamente que sabe mais, que vê mais longe do que qualquer outro português. Vítor Gaspar, num cargo com uma dimensão política apreciável, é apenas um burocrata, um técnico que executa as decisões do FMI e de Bruxelas. Para Vítor Gaspar, ser Ministro das Finanças é ser um grande chefe de repartição das Finanças. Engana-se: daí o falhanço político do Governo Passos Coelho. As medidas não são explicadas - ou são explicadas com um tom professoral, com um distanciamento psicológico, como um "sermão" que cria uma repulsa natural e espontânea dos portugueses às medidas do Governo.

2. Perante este vazio provocado por Vítor Gaspar, tem-se afimardo um outro "Vítor": Vítor Bento. Recordo que, antes da divulgação da composição governamental, eu aqui no POLITICOESFERA, indiquei o nome de Vítor Bento como o nome mais forte para assumir a pasta das Finanças. Parece que este recusou o convite de Passos Coelho, alegando razões pessoais. Mas na cabeça de Vítor Bento, ele é o Ministro das Finanças oficioso: só assim se justifica que sempre que o Governo anuncia uma nova medida ou uma pseudo-reforma, Vítor Bento lá aparece para explicar e convencer os portugueses do seu mérito. Vítor Gaspar permanece em silêncio - ou fala com um discurso encriptado que, para o português médio, é um dialecto incompreensível. Vítor Bento é, pois, o nadador-salvador do Governo: sempre que há contestação às medidas de Gaspar, lá aparece Vítor Bento a explicar e a refutar as interpretações desfavoráveis para o executivo. Enfim, temos um Ministro das Finanças oficial - Vítor Gaspar - e um Ministro das Finanças oficioso - Vítor Bento.

3. Tudo isto, leva-me a uma interrogação: será que Vítor Gaspar conseguirá manter-se até ao final da legislatura? Ou, por outra, Gaspar irá conseguir manter-se em funções até ao final deste ano? Na minha opinião, Vítor Gaspar ainda é Ministro das Finanças devido à teimosia - obsessão! - de Passos Coelho em não mexer no Governo. Se a execução orçamental falhar, Vítor Gaspar acumulará o pior de dois mundos: é um técnico, um burocrata que não atinge os objectivos mínimos e politicamente é um desastre. Vítor Bento tem de se decidir: quer ou não ser Ministro das Finanças? Ou prefere continuar a brincar aos Ministros, comportando-se nas suas intervenções na comunicação social como um?

Sem comentários:

Mais lidas da semana