domingo, 3 de março de 2013

OPERAÇÃO SERVAL – V




Martinho Júnior, Luanda

O SAHEL, A RDC E ANGOLA

12 – No Sahel, levando os cenários-quadro desde o Senegal ao Tchade, é de prever:

- Ataques a unidades militares, a unidades económicas e a entidades administrativas, à semelhança do precedente ataque que ocorreu numa exploração de gás a leste da Argélia (In Amenas);

- Ataques a embaixadas e consulados de países ocidentais;

- Raptos e assassinatos de estrangeiros, principalmente de origem ocidental;

- Aumento das tensões religiosas, principalmente em países onde houver cristãos e muçulmanos;

- Aumento da capacidade económica e financeira das redes que suportam e compõem os grupos islâmicos radicais;

- Influência nas condutas sócio-políticas dos países mais vulneráveis ao islamismo;

- Expansão em direcção a sul das correntes islamitas radicais tirando partido da migração.

- Interligação com outros pontos de ruptura em África, incluindo com rupturas crónicas na RDC, com vista a servirem-se de trampolim em direcção a sul, em especial em direcção a Angola (corroborando a “pista” aberta por e com Savimbi).

A mancha de instabilidade tem tendência a tornar-se cada vez maior e os países que compõem o espaço CEDEAO poderão tornar-se ainda mais frágeis, mesmo que venham a surgir regimes que enveredem por trilhas com características neo fascistas e não se coíbam ao uso da força.

Essa é a situação ideal para fazer prevalecer o neo colonialismo e o subdesenvolvimento!

É necessário recordar que alguns dos países que compõem o Sahel possuem os Índices de Desenvolvimento Humano mais baixos à escala global, estando constituídos em países com elevada migração.

Uma vez que as fronteiras marítimas da Europa são cada vez mais difíceis de ultrapassar, dadas as medidas que têm vindo a ser aplicadas, é pois de supor que o caudal migratório em direcção ao sul do continente africano venha a intensificar-se.

As redes islamizadas que controlam a migração indiciam estar a financiar cada vez mais iniciativas, atraídas pelas riquezas do continente africano a sul.

No sul estão em fase de instalação, aumentando o potencial local de riscos e procurando servir-se da “plataforma podre” que é o território da RDC!

A RDC tende a desempenhar em relação ao sul de África o que o Sahel desempenha em relação às imensas regiões a norte do equador africano!

Neste momento considero contudo a Argélia o alvo prioritário (o AQIM causará muito mais problemas à Argélia a partir de agora e o objectivo é a mudança do regime), instalando um quadro neo colonozado com características neo conservadoras, um regime próximo aos que foram instalados na Tunísia, na Líbia e do Egipto na sequência das “Primaveras Árabes”!

13 – Todas as experiências acumuladas a norte vão ser tidas em conta a partir da “plataforma podre” que é a RDC no plano AFRICOM para a África Austral!

Neste momento as correntes migratórias provenientes de países islamizados como o Senegal, o Mali e a Guiné Conacry entre outros mais, estão a “invadir” já Angola, em função da atracção de suas riquezas.

De facto a RDC não é apenas assolada pelas crises, tensões e conflitos encadeadas no leste sobretudo nos dois Kivus.

Na África do Sul e em Angola foram detidos ao todo 30 indivíduos que conspiravam contra o Presidente Joseph Kabila e pretendiam utilizar a força nessa conspiração.

De entre os 11 detidos em Angola alguns fizeram parte das Forças Armadas do Zaire do regime neo colonizado de Mobutu.

O outro aspecto da “plataforma podre” que constitui a RDC é a do seu território estar a ser utilizado por poderosas redes internacionais que recorrem à migração ilegal de proveniência islâmica para introduzir a “corrente” em Angola.

Milhares de ilegais estão a chegar a Angola diariamente e a esmagadora maioria deles é proveniente de nações islâmicas como o Mali.

Eles não só são encaminhados para o comércio; neste momento eles fazem parte da mão de obra utilizada no garimpo e da sua actividade as redes fogem ao “processo Kimberley”, isto é não vendem os diamantes aos locais previstos pelo estado, não pagam impostos e aumentam o caudal do tráfico ilícito de diamantes!...

Essa “corrente” comporta também redes radicais islâmicas, pois é esta a ocasião para vir a Angola buscar financiamento para as suas actividades… tal como ensinou Savimbi!...

A inteligência angolana dá muita atenção à evolução da situação na RDC em função dessas correntes migratórias, em grande parte clandestinas.

Segundo o “Africa Monitor Intelligence”, citado pelo Canal Moçambique a 15 de Fevereiro de 2013:

“As autoridades angolanas, em geral, denotam uma preocupação especial em relação ao futuro da República Democrática do Congo (RD Congo) e, em particular, ao regime de Joseph Kabila.

A atenção que instituições como o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Serviços de Informação do Estado e Estado Maior General das Forças Armadas angolanos prestam à situação na RD Congo é manifestamente superior à de qualquer outro país – do continente ou não. O acolhimento nitidamente favorável que a intervenção militar francesa no Mali mereceu, foi determinado por preocupações causadas ao tempo por informações segundo as quais os rebeldes malianos estariam a tentar estabelecer ligações com o M 23, militarmente activo no L da RD Congo, assim como com vários outros grupos armados rebelados conta o regime de J Kabila.

Na perspectiva dos analistas do SIE (country reports diários sobre a RD Congo), o risco de tais ligações virem a ser estabelecidas diminuiu consideravelmente por efeito directo do balanço militar da intervenção da França.

Na perspectiva da superestrutura política um colapso do regime de J Kabila fomentaria um ambiente de cavada desestabilização interna susceptível de contagiar Angola – por meras razões de vizinhança. J Kabila é também considerado em Angola como o seu melhor interlocutor na resolução de pendências delicadas, como disputas fronteiriças e partilha da exploração de recursos petrolíferos nas águas marítimas contíguas.

Uma unidade das FA com reconhecida capacidade técnica de intercepção de redes regionais de comunicações, BATOPE, baseada em Luanda, opera quase exclusivamente “direccionada” para a RD Congo. No EMGFA a situação é acompanhada por uma task force constituída por experts na RD Congo, encabeçada pelo Gen Tonta de Castro, antigo quadro da FNLA, de origem bacongo e com um bom círculo de contactos em Kinshasa”.

Importa reter: a dialéctica sócio-política incentivada pelos Estados Unidos em África (papel do AFRICOM) é de tal modo conservadora que permite o seguinte “jogo”: difundindo o islão recorrendo aos seus elementos mais radicais (os grupos “terroristas”), instala-se de facto um modelo de poder neo colonial que garante a imposição dos interesses ocidentais e das monarquias arábicas às nações de África, sem que se vislumbre qualquer movimento organizado de resistência, para além do impasse na RDC!

O império com sua tríade, Estados Unidos – Europa – Japão (e outros aliados como as monarquias arábicas) e seus venenos expande o “arco de crise” em direcção a sul e, quer a RDC, quer Angola são os principais alvos das “novas” intenções de “Primavera” (?).

Os abutres voltam em força sobre o corpo inerte de África!

Mapa a não perder: Carta interactiva do Crisis Group – http://crisisgroup.be/maps/kivu-map/kivu-map.html

A consultar:
- La guerra de Occidente contra el desarrollo africano continua – http://www.rebelion.org/noticia.php?id=164044
- Ataque en Argelia por la intervención militar en Mali – Secuestro masivo y dos muertos en en la primera represalia jihadista – http://gara.naiz.info/paperezkoa/20130117/383174/es/Secuestro-masivo-dos-muertos-en-primera-represalia-jihadista/
- Redesenho de África: Os EUA apoiam a Al Qaeda no Mali. A França vem em socorro – http://www.odiario.info/?p=2769
- UN group of experts final report – http://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=S/2012/843
- Kagame et Museveni sont le problème qui cause le malheur de la RDC – http://www.digitalcongo.net/article/89555
- Les téméraires agents du M 23 rapellés àl’ordre par le président ougandais Museveni – http://www.digitalcongo.net/article/89408
- Agenda de diálogo entre o governo da RDC e o M-23 sobre o leste do Congo – http://peacemaker.un.org/sites/peacemaker.un.org/files/CD_130116_AgendaForDialogueDRC-M23_0.pdf
- African leaders sign peace deal - http://www.bbc.co.uk/news/world-africa-21563949
- Le texte integral de l’Accord-cadre signé à Addis Abeba – http://www.digitalcongo.net/article/90023
- Les 20 Congolais accusés de complot contre le président Joseph Kabila comparaîtront le 27 février devant un tribunal de Pretoria en Afrique du Sud – http://www.digitalcongo.net/article/89847
- 11 Congolais arrêtés en Angola pour tentative de déstabilisation de la RDC – http://www.digitalcongo.net/article/89705
- Le Gouvernement remercie l’Afrique du Sud et l’Angola pour leur contribution à la répression de la criminalité transfrontalière – http://www.digitalcongo.net/article/89693


1 comentário:

Anónimo disse...

Drones dos EUAno Oeste africano*

Carlos Lopes Pereira

08.Mar.13 :: Colaboradores

Enquanto numerosos países africanos procuram soluções pacíficas para os conflitos que afectam o continente, nomeadamente no Congo e no Mali, o imperialismo reforça a ofensiva. Os EUA, a França e outras potências empenhadas na guerra de reconquista desencadeada no Mali instalam mais tropas, “conselheiros”, equipamento e bases militares. Mais uma vez a “guerra contra o terrorismo” mostra a sua verdadeira face: dar cobertura à recolonização, enquadrar a acção terrorista do imperialismo contra povos e nações.

http://www.odiario.info/?p=2793

Mais lidas da semana