sábado, 11 de maio de 2013

EMPRESAS PORTUGUESAS SEGUEM PARA TIMOR-LESTE E INDONÉSIA




10 de Maio de 2013, 10:00

A AIP (Feiras Congressos e Eventos) está a organizar, no âmbito do seu Projecto de Internacionalização, uma missão empresarial a Díli e Jacarta, de 13 a 28 de Junho, com o apoio da Embaixada de Timor-Leste em Lisboa e com a participação do Centro de Negócios de Jacarta, segundo o portal PNN Portuguese News Networks.

Timor-Leste espera que Portugal se afirme como um parceiro na construção do seu tecido empresarial, pelo que o espaço para as empresas nacionais, apesar da proximidade de economias dominantes como a Austrália e a Indonésia, está disponível e não inteiramente aproveitado. 

Por outro lado, Timor-Leste constitui uma plataforma privilegiada para os países da ASEAN, um dos mais dinâmicos blocos económicos emergentes. 

Com uma economia em desenvolvimento, os processos de reconstrução e capacitação institucional e infra-estrutural têm sido uma aposta do Governo timorense. 

Os gastos públicos, suportados pelos ganhos com o petróleo, potenciam o clima negocial actual, propício às empresas que procurem diversificar mercados, estudar alternativas de internacionalização e estabelecer novas parcerias.

A Indonésia é um país rico em recursos naturais e debate-se com algumas dificuldades no que respeita à produtividade, formação e adequação de infra-estruturas, desafios que o Plano de Desenvolvimento do Governo indonésio prevê superar com a abertura ao investimento estrangeiro.

Com a disponibilidade de mão-de-obra jovem, a localização numa região com cerca de 16% das trocas comerciais mundiais e das mais rápidas na recuperação da crise mundial, a Indonésia potencia oportunidades de negócio para as empresas portuguesas, nomeadamente nos sectores da construção civil e obras públicas, máquinas, equipamentos e bens de consumo, com destaque para os bens alimentares, de entre outros sectores.

O Programa de actividades desta iniciativa inclui «briefings» de mercado com as estruturas de apoio empresarial locais, bem como reuniões bilaterais com empresas e/ou instituições, de acordo com os objectivos traçados por cada participante. As inscrições estão abertas até 15 de Maio.

SAPO TL com PNN Portuguese News Network 

1 comentário:

Anónimo disse...

Por outro lado, Timor-Leste constitui uma plataforma privilegiada para os países da ASEAN, um dos mais dinâmicos blocos económicos emergentes.

Mais lidas da semana