sábado, 11 de maio de 2013

Independentistas de Casamansa, sul do Senegal, garantem bem estar de 12 reféns




FP – PJA - Lusa

Bissau, 10 mai (Lusa) - O braço armado do movimento independentista de Casamansa, sul do Senegal, assume ter detido 12 pessoas mas garante que estão a ser tratadas de acordo com as leis locais e internacionais, nomeadamente a convenção de Genebra.

Num comunicado enviado hoje à Agência Lusa o comandante do Atika (braço armado do movimento, palavra que significa guerreiro), Atoute César Badiate, assume a autoria do sequestro e diz que as questões tendentes à libertação serão da responsabilidade do braço político do movimento.

O braço político do Movimento das Forças Democráticas de Casamansa (MFDC), em cooperação com o Atika, vai explorar "as vias e os meios para um desfecho honroso" do caso, diz o comunicado.

O comandante do Atika explica que as 12 pessoas foram detidas no início da tarde de dia 03 perto da localidade de Kailon para "inquéritos preliminares de identificação e esclarecimento da forma de agir suspeita nessa zona de Casamansa livre".

As detenções, estão relacionadas com o não respeito pelo acordo assinado a 20 de março e que envolveu uma organização não-governamental suíça, APRAN e os responsáveis do Centro Nacional Senegalês de Ações Antiminas (CNAMS), diz o comunicado.

O movimento diz que foi o CNAMS, em colaboração com a empresa de desminagem sul-africana MECHEM, quem voluntariamente violou o acordo e por isso assume "a grande responsabilidade" pelo rapto.

A imprensa senegalesa diz que na equipa de desminagem estão três mulheres e que o grupo de reféns está algures perto da fronteira do Senegal com a Guiné-Bissau. E também aponta como autor Atoute Badiate, um dos três principais chefes do braço armado do MFDC.

Desde o rapto que estão a decorrer negociações para a libertação dos prisioneiros.

No encontro de 20 de março em São Domingos, na Guiné-Bissau, os rebeldes terão dito que não garantiam a segurança na zona. O CNAMS conduz as ações de desminagem no terreno desde 2008.

Sem comentários:

Mais lidas da semana