segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Timor-Leste felicita Magdalena Bidau Soares por prémio regional em prol da paz

 

MSE – PMC - Lusa
 
Díli, 05 ago (Lusa) - O governo de Timor-Leste felicitou hoje Magdalena Bidau Soares pelo prémio "N-Peace", uma iniciativa do Programa da ONU para o Desenvolvimento que premeia mulheres pelo seu trabalho para a paz.
 
"É excelente, uma grande notícia e um orgulho. Felicito-a pela honra que concedeu a Timor-Leste", afirmou o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres.
 
Segundo o ministro, o povo de Timor-Leste tem "beneficiado de vários louvores internacionais" o que mostra que o trabalho que tem sido desenvolvido no país está a ser "apreciado pela comunidade internacional".
 
"É uma boa notícia para todos", afirmou.
 
Magdalena Bidau Soares foi premiada com o "N-Peace", que reconhece o papel da liderança das mulheres em prol da paz em seis países asiáticos afetados por conflitos.
 
O prémio, anunciado no passado dia 31, vai ser entregue em outubro na Tailândia, e é uma iniciativa do escritório regional Ásia-Pacífico do Programa da ONU para o Desenvolvimento apoiado pela cooperação australiano.
 
Madalena Bidau Soares é uma antiga guerrilheira timorense, que se tornou ativista pela paz e desenvolveu uma série de projetos que financiou com a sua pensão de veterana a criação de dois jardins-de-infância.
 
Conhecida por "Mana Kassian", Magdalena Bidau Soares é também conhecida por ter fundado a Organização Mulher Popular Timorense e a Feto Haluk Hadomi Timor para ajudar viúvas de antigos combatentes.
 
Leia mais sobre Macau e Timor-Leste – e outros países daquela região do mundo - em TIMOR LOROSAE NAÇÃO
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana