sábado, 12 de outubro de 2013

OS FILTROS CANADIANOS – I

 

Martinho Júnior, Luanda

1 – As revelações de Edward Snowden em relação ao Brasil, têm caído na opinião pública em cascata, por intermédio dos jornalistas Glenn Greenwald e Sonia Bridi.

Primeiro foi a espionagem da NSA dirigida à Presidência do Brasil, depois foi em relação à PETROBRAS e ao pré-sal, agora as revelações dão a conhecer o que os norte-americanos, com a ajuda dos canadianos da Agência Canadense de Segurança em Comunicação (CSEC), têm feito em relação ao Ministério de Minas e Energia do Brasil!

A cadência seguida sugerem que o Brasil, a América Latina e África não podem descansar, muito pelo contrário!

De facto o que se deve esperar após o Wikileaks e Edward Snowden, é apenas uma refinação dos procedimentos dos Estados Unidos e dos seus aliados dilectos para se meterem com seus poderosos meios e apesar de mais comedidos nos recursos em tudo onde não são chamados.

Os programas refinar-se-ão envoltos no celofane da democracia e dos direitos humanos de acordo com as interpretações de conveniência e recorrendo sempre à ameaça terrorista!

As revelações têm alguns antecedentes para com o Brasil, entre eles um livro de mil páginas lançado em 1998, "Seja Feita a Vossa Vontade”, dos jornalistas americanos Gerard Colby e Charlotte Dennett.

Segundo os jornalistas, são os interesses dos Rockefeller que instrumentalizavam já na década de 90 do século passado a CIA, que nos dão a perspectiva do domínio da hegemonia unipolar na América Latina, como em África, em especial no espaço SADC!...

Os interesses dos Rockefeller na África Austral são todavia muito anteriores: datam de meados do século passado e tornaram-se dominantes no Congo e na Zâmbia, em particular com a exploração dos “copperbelt” do Katanga e de Kitwe, via Union Minière – Société Générale Belgique, que teve no conde Étienne d’Avignon (membro influente no Bilderberg tal como um dos Rockefeler) um dos seus administradores mais influentes.

Com a exploração de minérios no “copperbelt”, os interesses dos Rockefeller em África integraram os planos desenvolvidos a partir da perspectiva “do Cabo ao Cairo” de Cecil John Rhodes, permitindo-se a fusões estratégicos de interesse com os Openheimer e com a casa Rothshild!

Em Angola esses interesses fizeram-se sentir em tempo colonial com o Caminho de Ferro de Benguela (Sir Robert Williams, um dos construtores da linha, foi um dos companheiros de Cecil John Rhodes), ou com a Agence Maritime Internationale SA (ainda instalada em Angola) e, entre outras companhias de navegação, a Compagnie Maritime Belge… Antuérpia foi sempre um ponto de atracção para com Angola, fosse pela via do seu porto, fosse pelos minérios do Katanga, fosse pela via de suas Bolsas de Diamantes!...

O Caminho de Ferro de Benguela só foi construído, enquanto via de penetração, para fazer o escoamento até um porto na costa do Atlântico (o Lobito), dos minérios do interior profundo do continente africano, por onde passava a trilha “do Cabo ao Cairo” do império britânico, trilha essa que procurou introduzir as tecnologias da Revolução Industrial.

Com o CFB foi por exemplo possível disseminar missões protestantes na região de maior implantação humana de Angola, o planalto central, de forma a que, fazendo face à Concordata de Portugal com a Santa Sé no tempo colonial, se desse origem à oportunidade do processo sócio-político que por seu turno deu azo à projecção dum Jonas Savimbi tão manipulável que durante décadas serviu os interesses dos grandes “lobbies” dos minerais… até se esgotar nos controversos “diamantes de sangue”!...

2 – Segundo a TV Globo, “a apresentação dos canadenses ocorreu em junho do ano passado, numa reunião anual de analistas ligados a agências de espionagem de cinco países.

O grupo, chamado de Five Eyes (Cinco Olhos), é composto por Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

De acordo com o Fantástico, Snowden estava nesta conferência.

Não há indicações, no entanto, do período em que as comunicações do ministério foram mapeadas.

De acordo com a reportagem, os canadenses conseguiram, inclusive, monitorar comunicações em VPNs, redes consideradas seguras por utilizar tecnologia on-line semelhante à dos bancos.

No ministério transitam dados sobre mineração, petróleo e energia elétrica.

O Canadá é um dos maiores produtores mundiais de energia (petróleo e elétrica) do mundo e sede de algumas das maiores empresas de mineração”…

É evidente que quando se “filtra” um “núcleo duro” como um Ministério, neste caso de Minas e Energia, é por que já são devassas as empresas privadas dedicadas à mineração e não só por meio de tecnologias, mas também por via dos cientistas, executivos e técnicos por elas recrutados, tendo em conta que os canadianos têm geólogos, executivos, consultores e técnicos de toda a ordem espalhados pelos quatro cantos do mundo.

A experiência de Edward Snowden, é razoável recordá-lo, foi de ordem “techint”, mas quando em função das tecnologias há espionagem, é lógico que ela é parte integrante dum pacote que envolve experiências dirigidas “humint”, as experiências “no terreno”, por vezes em situação “deep inside” e não olhando para a nacionalidade dos agentes!

É a partir das entidades privadas que os recursos humanos alinhados aos interesses dos serviços de inteligência melhor se podem expandir, por que à sombra dos privados os recrutamentos são até mais fáceis de conseguir e corespondem a psicologias e lógicas muito mais persuasivas!

3 – Segundo ainda a TV Globo, “as discussões para elaboração do novo Código da Mineração, lançado pela presidente Dilma Rousseff, em junho, poderiam ser, em tese, um dos motivos que despertaram o interesse de espiões, canadenses ou americanos, pelo Ministério de Minas e Energia, segundo avaliação de ex-funcionários do governo entrevistados pelo GLOBO.

O novo código eleva a Contribuição Financeira sobre Exploração Mineral (Cfem), o royalty do setor, para até 4% do faturamento das empresas.

O ministério estava modificando toda a regulamentação; então grupos internacionais têm interesse de saber o mais rápido possível quais vão ser novas regras, para saber se vale a pena investir.

Esta espionagem deve ter sido feita, talvez até impulsionada pelas empresas do setor — disse Peter Greiner, ex-secretário do Ministério de Minas e Energia.

Analistas destacaram ainda que as decisões da pasta englobam interesses comerciais de concessionárias do setor, o que gera preocupações quanto ao vazamento de informações.

Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobras e diretor da Coppe, lembrou que contratos de concessões do setor elétrico e petrolífero passam pelo ministério.

Por isso, empresas podem sair beneficiadas se acessarem manifestações de interesse ou lances de concorrentes em concessões.

Outro exemplo de ação estratégica discutida no ministério foi a decisão de colocar em leilão o campo de Libra, com reservas estimadas de oito a 12 bilhões de barris de petróleo, primeira área do pré-sal a ser oferecida em outubro pelo governo sob o novo regime de partilha.

Ele disse que o discurso da presidente Dilma Rousseff na Assembleia Geral da ONU, no qual manifestou indignação por ter o governo espionado, não é o bastante:

Esta espionagem mostra nossa vulnerabilidade.

O governo deveria intervir em empresas americanas que trabalham com sistemas computacionais (acessados pela NSA).

Para abrir negociação, temos que dar um passo à frente para depois dar um passo atrás”…
Agora o que me parece é que o estado brasileiro terá de dar muitos passos atrás, revendo equipamentos, meios tecnológicos e todos os procedimentos internos, se quiser garantir efectivamente o exercício da sua soberania!

Mapa: Gondwana, América do Sul, África e os pré-sal das duas margens do Atlântico Sul, um processo evolutivo que se desenrola de há 200 milhões de anos a esta parte – Geological similarities with Brazil’s pre-salt attract investments to Africa – http://www.offshore-mag.com/articles/print/volume-70/issue-7/latin-america/geological-similarities-with-brazils-pre-salt-attract-investments-to-africa.html

A consultar:
. CIA faz devassa em busca do mapa das minas –
http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=6&post_id=1336
. Salt: geology and tectonics of selected Brazilian basins in their global interests – http://panoramaenergetico.com.br/site/wp-content/uploads/2012/06/Salt-geology-and...-Article-2012.pdf
. Ministério de Minas e Energia foi alvo de espionagem internacional – http://oglobo.globo.com/pais/ministerio-de-minas-energia-foi-alvo-de-espionagem-internacional-10272948
. Canadian Spy Agency ‘Dissected’ Brazilian Energy Ministry – http://www.globalresearch.ca/canadian-spy-agency-dissected-brazilian-energy-ministry/5353279
. Concessões e políticas públicas foram expostas – http://oglobo.globo.com/pais/concessoes-politicas-publicas-ficam-expostas-10272964
. Tectonic Reconstructions and Petroleum System Correlations in the Southern South Atlantic: Exploratory Analysis and the Search for a New Hydrocarbon Play – http://gcsproceedings.sepmonline.org/content/gcs032/1/SEC30.abstract; http://gcsproceedings.sepmonline.org/content/gcs032/1/SEC30.body.pdf+html
. West Africa and pre-salt – http://www.oilreviewafrica.com/geology/geology-a-geophysics/west-africa-and-pre-salt
. Reverter a entrega de Libra – http://resistir.info/brasil/benayon_set13.html
. Romper os acordos militares com os EUA e suspender o leilão do Campo de Libra – http://resistir.info/brasil/acordos_militares_com_eua.html

4 comentários:

Anónimo disse...

Greenwald advierte que tomará medidas más severas en sus revelaciones sobre espionaje

Glenn Greenwald, el periodista estadounidense que ayudó a revelar la vigilancia digital en EE.UU., prometió publicar más revelaciones, incluso sobre Francia y África.
“Tengo la intención de seguir publicando todos los documentos que necesitan ver la luz. Cuanto más me amenacen EE.UU. y Reino Unido, más voy a publicar”, dijo Greenwald a la estación de radio RFI.
El periodista de ‘The Guardian’ insiste en que la NSA espía a casi todos los países del mundo. ”El Gobierno de EE.UU. espía a la gente ampliamente en África, de manera indiscriminada y sin límites. Varios gobiernos africanos colaboran en este ámbito con EE.UU.”, afirma Greenwald.
El periodista ahora vive en Brasil, donde la semana pasada dijo ante una comisión del Senado que Washington espía a Brasil y otros países por intereses económicos y para aumentar su poderío, desmintiendo la versión oficial de que se trata de una forma de prevenir ataques terroristas.
Greenwald confesó que prestan mucha atención para averiguar su vida privada. “Sólo uso el teléfono para hablar de asuntos sin importancia. Supongo que todos mis correos están siendo espiados… Todo esto complica mi trabajo muchísimo. La gente tiene que viajar a Río para reunirse conmigo”, dijo el periodista que colaboró con Edward Snowden, quien recibe amenazas regularmente.
(Con información de Russia Today)


http://www.cubadebate.cu/?p=299841

Anónimo disse...

Caminho soberano: o petróleo tem que ser nosso!

18 de outubro de 2013 |

Categoria:: Brasil,Destaques,Vídeos |
inShare

Caminho soberano, o novo documentário da campanha “O Petróleo Tem Que Ser Nosso”. Prévia do documentário que tem depoimentos de políticos, especialistas, dirigentes sindicais, estudantes e nacionalistas que defendem a exploração 100% nacional dos campos do pré-sal.
A campanha a favor do Brasil e contra os leilões das jazidas de petróleo. Patrocinado pelo SINDIPETRO-RJ e pela AEPET. Informações: www.apn.org.br



http://averdade.org.br/2013/10/soberano-petroleo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+averdadepravda+%28Jornal+A+Verdade%29

Anónimo disse...




Passeata contra o leilão da Petrobrás no Rio Grande do Norte

18 de outubro de 2013 |

Categoria:: Brasil,Últimas
Notícias |

inShare

No Rio Grande do Norte a luta contra o leilão do campo de Libra começou no dia 17 ao amanhecer. Dezenas de militantes de diversos sindicatos, partidos de esquerda, centrais sindicais e movimentos sociais fortaleceram o piquete na sede da Petrobrás em Natal no primeiro dia da greve deflagrada pelo Sindpetro/RN.

A greve dos petroleiros acontece em todo país e além de reivindicar reajuste salarial também exige o cancelamento do leilão do campo de Libra. O leilão representa um crime de lesa-pátria e vai entregar um dos maiores campos de petróleo do mundo a empresas privadas.

Para chamar a atenção da sociedade para mais este crime contra o povo brasileiro foi realizado às 15 horas, no centro de Natal, uma passeata que contou novamente com a presença de sindicatos, partidos e parlamentares de esquerda, com os trabalhadores da Saúde que estão em greve e com o MLB – Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas.

Durante todo o ato palavras de ordem como “leilão, leilão é privatização, o petróleo é nosso e não abrimos mão” foram entoadas pelas companheiras e companheiros. O ato foi encerrado com discursos na Av. Rio Branco.

Redação RN



http://averdade.org.br/2013/10/passeata-leilao-petrobras-rio-grande-norte/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+averdadepravda+%28Jornal+A+Verdade%29

Anónimo disse...


Dilma el espionaje electrónico y un cambio de paradigma

El pasado 24 de septiembre, el discurso de la presidenta brasileña Dilma Rousseff inauguró la 68va Asamblea General de Naciones Unidas. Fue un texto directo y contundente, al denunciar la existencia de una red de espionaje electrónico dirigido por EE.UU. Afirmó en ese momento que “entrometerse de esta manera en la vida de otros países es una violación del derechointernacional y, como tal, es una afrenta a las relaciones entre los países, especialmente entre naciones amigas. No es posible establecer la soberanía de un país a expensas de dañar la soberanía de otros. Jamás, el derecho a la seguridad de los ciudadanos de un país puede ser asegurado por la violación de los derechos humanos y los derechos civiles de los ciudadanos de otro país.”
La presidenta de Brasil enfatizó que la situación era aún más preocupante porque además de los órganos estatales de seguridad norteamericanos, las empresas privadas estaban apoyando este espionaje.
Al afirmar que “no se sostienen los argumentos de que la interceptación ilegal de los datos e informaciones esté destinada a proteger a la nación contra el terrorismo.”, Rousseff dejó claro de dónde partían las acciones de espionaje contra su país. “Hicimos saber al gobierno de EE.UU. nuestra protesta, exigiendo explicaciones, disculpas y garantías de que tales procedimientos no se repitan. Los gobiernos y las sociedades amigas, que buscan consolidar una alianza estratégica con eficacia, como es nuestro caso, no pueden permitir que las acciones ilegales sean recurrentes como si fueran normales. Estas acciones son inadmisibles.”

...

http://www.cubadebate.cu/?p=301135

Mais lidas da semana