quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Macau: PAULO PORTAS JUSTIFICA ATRASO “INENARRÁVEL” COM VIAGEM DE FERRY

 


Depois de o jornal Hoje Macau ter ontem tecido duras críticas ao atraso de Paulo Portas aquando de uma recepção no consulado português de Macau, o gabinete do vice-primeiro-ministro emitiu um comunicado onde culpa a viagem de ferry entre Hong Kong e Macau pelo atraso, que terá sido de uma hora e meia e não de duas horas, escreve o Diário de Notícias.
 
O “inenarrável” atraso de duas horas de Paulo Portas para uma recepção no consulado de Portugal em Macau foi ontem justificada pelo gabinete do vice-primeiro-ministro. Num comunicado é explicado que o texto publicado pelo jornal Hoje Macau “é destituído de fundamento”.
 
No comunicado, é desmentido o tempo de atraso e também uma alegado atraso voluntário por parte do governante português. Segundo o Diário de Notícias, que cita o texto do gabinete de Portas, “após a viagem Lisboa-Zurique-Hong Kong”, que teve uma duração de 16 horas, “a delegação portuguesa, devido a um atraso no ferry da ligação a Macau, chegou a esta cidade apenas às 21h20 do passado domingo, 3 de Novembro”.
 
Seguem-se as explicações: a comitiva foi recebida pelas autoridades chinesas e macaenses na estação fluvial, tendo saído do terminal pelas 21h30 e chegado ao hotel às 21h55.
 
“A partida para o consulado [ocorreu] pelas 22.15”, lê-se no comunicado, que frisa que as viagens dos portugueses foram feitas em “viaturas do protocolo chinês”. As mudanças de horário deram-se “por circunstâncias alheiras à delegação portuguesa” e as “autoridades consulares da região de Macau” tiveram conhecimento dessas alterações, cita o jornal.
 
O comunicado desmente o jornal, que revela que Portas apenas se apresentou no consulado pelas 23horas e que por essa altura já grande parte dos convidados chineses tinham ido embora. “Pelas 22h30, estando a sala repleta de convidados, incluindo a comunicação portuguesa e local” e “de etnia chinesa, permaneceram na sala apenas alguns elementos do Gabinete de Ligação do Governo da República Popular da China (RPC) e Cao Guangjing, presidente da empresa China Tree Gorges que, recentemente, adquiriu uma posição maioritária na EDP”.
 
Notícias ao Minuto
 
Relacionado em PG
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana