quinta-feira, 22 de maio de 2014

Portugueses. Quanto mais me roubam e enganam mais gosto de vós...



Mário Motta, Lisboa

Diz o Diário de Notícias de hoje que em sondagem visando a votação das eleições europeias a ocorrer em 25 de Maio o Partido Socialista tem uma ligeira vantagem relativamente à união nacional do PSD/CDS  a que deram o nome de Aliança Portugal. PS 34 por cento. PSD/CDS 30 por cento. Ora são estes três partidos políticos os chamados do “arco da governação” e que os portugueses amiúde denominam de máfias partidárias (tantos são os escândalos que nem vão a tribunal ou que vão a tribunal e quase sempre dão em nada). Mas são exatamente a estes denominados mafiosos que os eleitores em Portugal dão sempre as suas maiorias. Agora, no caso desta sondagem, o resultado é de 64 por cento do eleitorado a apostar na máfia ou nas máfias que tanto criticam e de que tanto desconfiam.

A vocação dos portugueses é masoquista. Assim podemos depreender, porque apesar de se afirmarem enganados, roubados, dizerem cobras e lagartos daqueles políticos e partidos do “arco” vão sistematicamente votar neles e elegê-los. É aquilo que tem sempre acontecido. É aquilo que aponta esta sondagem. As alternativas não existem para esta mole imensa de masoquistas. O que não significa que de facto não existem. O que não existe é saúde mental numa vasta percentagem de portugueses. Sim, porque o masoquismo manifestado pelos eleitores portugueses indicia isso mesmo: doentes mentais que sentem prazer em sofrer, em serem vergastados nos seus direitos, nos empregos, pelos políticos eleitos que vêem neles objetos e veículos dos seus bem-estares, das suas mordomias, das suas lautas vidas à custa do que enganam e roubam aos desgraçados masoquistas que se colam com toda a propriedade no adágio “quanto mais me bates mais gosto de ti”. No caso presente e aqui abordado creio que o correto será “quanto mais me enganam e roubam… mais gosto de vós”.

Não será descabido admitir que também os políticos eleitos e não eleitos (mas a operar com o polvo das ditas máfias) sejam portadores da outra face da doença mental que se define por sadismo. Sim, porque só por sadismo é possível levar décadas a castigar um povo e um país tão profundamente e pavonearem-se garbosos ao estilo de um qualquer Al Capone…

Vejam a novidade da sondagem… sem novidades. Uma realidade profundamente doentia.

Sondagem dá ligeira vantagem ao PS

A sondagem feita pela Universidade Católica para o DN, JN, RTP e Antena Um revela uma vitória do PS muito ligeira, por apenas mais quatro pontos percentuais do que a coligação PSD/CDS.

Os resultados da sondagem dão 34% ao PS (entre oito e dez eleitos) contra 30% da coligação PSD/CDS (entre sete e nove). A diferença entre as duas formações encontra-se dentro da margem de erro. Mas, de acordo com esta amostra, também 52% garantem que votam de certeza - sendo que nas Europeias de 2009 a abstenção foi superior a 60%.

Para a CDU, o estudo aponta 12% (podendo os eleitos ir dos atuais dois a quatro) e para o Bloco de Esquerda 5% (com um eleito garantindo). Marinho Pinto, cabeça de lista do MPT, poderá ser eleito. Rui Tavares, que lidera a lista do Livre, ficará garantidamente de fora do Parlamento Europeu, segundo esta sondagem.


Sem comentários:

Mais lidas da semana