sábado, 22 de novembro de 2014

Portugal: JOSÉ SÓCRATES DETIDO PARA INTERROGATÓRIO DEVIDO À CASA DE PARIS




Procuradoria-Geral da República já confirmou a detenção do antigo primeiro-ministro, que vai ser ouvido este sábado pelo juiz de instrução criminal. Em causa está um processo de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal.

Rui Gustavo – Expresso

José Sócrates foi detido esta sexta-feira no Aeroporto da Portela, em Lisboa, quando chegava de Paris. O Expresso apurou que o ex-primeiro-ministro foi detido para interrogatório devido à casa avaliada em três milhões de euros que habitou quando tirou um curso em Paris depois de deixar o governo: os investigadores querem saber de onde veio o dinheiro para comprar a habitação. Sócrates disse sempre que pediu um empréstimo ao banco para poder pagar o aluguer do apartamento.  

A Procuradoria-Geral da República (PGR) já emitiu um comunicado a confirmar a detenção, que surge no âmbito de um processo de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal. O inquérito está a ser conduzido pelo procurador Rosário Teixeira.

No comunicado, a PGR diz que há mais três detidos além do ex-primeiro-ministro, sem nomear quais - serão quadros do grupo Lena. Estes três detidos já foram presentes ao juiz de instrução criminal. Os interrogatórios foram entretanto suspensos e vão ser retomados este sábado. O mesmo comunicado diz que a presente investigação não teve origem no processo Monte Branco.

Em Agosto, a revista "Sábado" escreveu que Sócrates estava a ser investigado no âmbito de um processo extraído do caso Monte Branco. Na altura, a PGR desmentiu que o ex-primeiro-ministro estivesse a ser investigado.  

Em baixo, pode ler na íntegra o comunicado da Procuradoria-Geral da República:

"Ao abrigo do disposto no art. 86.º, n.º 13, al. b) do Código de Processo Penal, a Procuradoria-Geral da República torna público o seguinte:

No âmbito de um inquérito, dirigido pelo Ministério Público e que corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), e onde se investigam suspeitas dos crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção, na sequência de diligências, desencadeadas nos últimos dias, foram efetuadas quatro detenções.

Entre os detidos encontra-se José Sócrates.

Três dos detidos foram presentes ao juiz de instrução criminal durante o dia de sexta-feira, sendo que os interrogatórios serão retomados este sábado. Também este sábado, o quarto arguido será presente ao juiz de instrução.

Foram ainda realizadas buscas em vários locais, tendo estado envolvidos nas diligências quatro magistrados do Ministério Público, e sessenta elementos da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Polícia de Segurança Pública (PSP), entidades que coadjuvam o Ministério Público nesta investigação.

O inquérito, que investiga operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificação conhecida e legalmente admissível, encontra-se em segredo de justiça.

Esclarece-se também que esta investigação é independente do denominado inquérito Monte Branco, não tendo tido origem no mesmo".

Sem comentários:

Mais lidas da semana