quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

SNOWDEN DIZ QUE TORTURAS DA CIA SÃO “CRIMES SEM DESCULPA”




O antigo consultor informático norte-americano Edward Snowden, que revelou a amplitude do sistema de vigilância norte-americano, qualificou esta quarta-feira de "crimes sem desculpa" as práticas de tortura da CIA contidas num relatório do Senado.

"As coisas que foram feitas são crimes sem desculpa", declarou o antigo consultor da agência de informações norte-americana NSA, que se exprimia pela primeira vez em público em França através de teleconferência, a convite da Amnistia Internacional (AI).

Segundo as conclusões de um relatório do Senado norte-americano divulgado na terça-feira, a CIA submeteu dezenas de detidos com ligações à al-Qaeda, após os atentados do 11 de setembro, a interrogatórios violentos mas ineficazes, mentindo à opinião pública.

"O inquérito do Senado é extraordinário. Não posso deixar de ficar extremamente triste e em cólera pelo que li. É uma marca permanente sobre o governo americano", acrescentou.

Eduard Snowden, que se exprimia a partir de Moscovo onde obteve este verão um direito de residência de três anos, considerou que os responsáveis devem ser punidos, enquanto o Ministério da Justiça norte-americano informou que o dossier vai permanecer "fechado" devido à ausência de provas suficientes.

"Se os Estados Unidos podem autorizar os seus funcionários a torturar e a não prestar contas, que poderá isso significar para os outros países totalitários, na Ásia e em África, ou em qualquer outro local do mundo?", sugeriu.

"Se não comparecerem perante a justiça, não poderemos seguir em frente enquanto sociedade", acrescentou.

Numa referência aos "protestos" nos Estados Unidos, incluindo de médicos, Snowden admitiu que não conseguiram "terminar com estes programas de torturas", mas apelou a uma "proteção para os emissores de alertas, a quem devemos dizer, 'vamos ajudar-vos a denunciar esses crimes, vamos proteger-vos'".

Jornal de Notícias

Leia mais em Jornal de Notícias


Sem comentários:

Mais lidas da semana