quinta-feira, 15 de maio de 2014

O OFÍCIO DE SER PORTUGUÊS




Baptista-Bastos – Diário de Notícias, opinião

Ser português não é, somente, uma nacionalidade: é um rude e dificultoso ofício, cujo exercício deixa os seus praticantes depauperados e atormentados. Tudo aquilo que constituía o edifício moral da sociedade foi depredado pela mentira, pelo embuste e pela malevolência. A pecha é transversal: todos os sectores têm sido atingidos e creio ser extremamente difícil remover a nódoa. Começou a campanha eleitoral, e o propósito de esclarecer não melhorou. Como acreditar nos que, até agora, apenas acirraram os nossos desgostos, aumentaram os nossos sofrimentos e acrescentaram o ódio às nossas raivas? A imprensa perdeu o viço e nada esclarece, como lhe competia, a fim de racionalizar o que as televisões noticiam. Os rostos mortos daqueles que tais surgem nos ecrãs com uma persistência que revela a preguiça e a ignorância de quem os alimenta. Perdeu--se o lado humano da vida e admitiu-se como fundamental e regra o número a estatística, a futilidade vaporosa que oculta a verdadeira natureza das coisas.

"A época é de charneira", disse um preopinante de voz grossa e escrita fininha. Um outro, que usa como pseudónimo o patronímico de um português ilustre, proclamou, impávido porque se julga impune, que nada devemos aos capitães de Abril. Claro que são criaturas obnubiladas pelo verdete de se saberem inseguras, fragilizadas pela consciência da sua pessoal menoridade. Mas o mal que têm feito é persistente e cria raízes. O "pensamento" de direita deixou de o ser para se substituir pela inconsistência do oportunismo e da insignificância. É impressionante assistir-se à reescrita da história e à desfaçatez de quem se transformou num democrata instantâneo como o pudim flan, depois de ter sido o que quer que seja de repugnante. A selecção natural do talento, da decência e da honra deixou de exercer o seu império. E a chusma de medíocres alcançou carta de alforria na política, no jornalismo, na literatura, nas ciências sociais. Sem antagonistas, ou porque estes não o querem ser ou por receio de represálias.

Bem desejaria que estes problemas e outros semelhantes, eriçados no nosso país, fossem discutidos entre os candidatos. Não me parece que tal seja possível. Apenas um modesto exemplo: que diferença há entre o Paulo Rangel e o Francisco Assis?, ambos a tocar no mesmo pífaro. Rangel é de direita, e não o esconde. Assis é da ala mais conservadora do PS, e também não faz questão de o dissimular. Foram escolhidos pelas direcções dos seus partidos, e não é preciso acreditar em Deus para se descortinar o porquê das preferências.

Apesar de tudo, chega ser imperioso que votemos. Votemos naqueles que mereçam o favor da nossa consciência e a imposição moral das nossas pessoais opções.

Portugal: "PS, PSD e CDS andaram de mãos dadas" na Europa




Octávio Lousada Oliveira – Diário de Notícias

Cabeça de lista às eleições europeias socorre-se de estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos para dizer que a CDU tem razão: "A direita e a social-democracia votaram quase sempre da mesma maneira [em Bruxelas]."

A ideia tem sido recorrentemente veiculada pela CDU, mas teve esta quinta-feira uma nova sustentação. Um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, de que o Público deu conta, confirmou que PS, PSD e CDS votaram de forma igual dois em cada três diplomas apreciados no Parlamento Europeu, dados em que João Ferreira se ancorou para renovar as críticas à "Aliança Portugal" e aos socialistas.

"Há por aí um estudo que até já é capa de um jornal, que vem dar razão ao que a CDU tem vindo a dizer: 'A direita e a social-democracia votaram quase sempre da mesma maneira no Parlamento Europeu'", afirmou o eurodeputado comunista, num almoço em Évora com dezenas de apoiantes da coligação, que insistiu na ideia de que socialistas, sociais-democratas e centristas andaram "cá dentro" e "lá fora" constantemente "de mãos dadas".

Por isso, João Ferreira voltou a desafiar o PS e Francisco Assis a dizerem uma medida relevante para Portugal em que o partido 'rosa' tenha votado "de forma diferente" que a maioria que suporta o Governo, repto que, observa, "ainda não teve resposta".

No evento deste quarto dia de campanha eleitoral, o cabeça de lista da CDU contou com o apoio do líder da bancada parlamentar do PCP, João Oliveira, que o ouviu rematar com uma ideia que tem utilizado várias vezes: O PS de António José Seguro "tem pouca credibilidade para prometer a mudança".

CAVACO NA CHINA E A SAÍDA LIMPA NA PORCALHOTA* PORTUGUESA



Mário Motta, Lisboa

Cavaco visita o grande irmão chinês e enche a boca com a pseudo saída limpa de Portugal perante a troika, que alegadamente se vai embora de Lisboa este mês. O que que Cavaco omite é que os portugueses estão a sobreviver muito pior agora do que antes e que também ele tem responsabilidades no sorvedouro que representa enquanto político no desempenho de funções que somam duas décadas – primeiro-ministro e presidente da República. A começar, atualmente, por gastar mais como PR que o rei de Espanha e outros em países europeus a desempenhar cargos similares. Para ele, Cavaco, a crise não existe. Nem existem esfomeados, nem portugueses sem-casa ou com casa mas sem a mínima possibilidade financeira de consumirem bens básicos como o gás (para cozinhar), a eletricidade (propriedade atual do grande irmão chinês – EDP), ou até mesmo o bem precioso que é a água. A comida é igualmente um bem escasso, raro ou inexistente. Portugal está a voltar ao tempo salazarista sob a presidência de Cavaco Silva. Uma sardinha tem de bastar para três e assim é dividida. E vá lá, já não é mau – pensam os pobres de espírito como Cavaco. Pior são os milhares que nem uma sardinha têm para dividir e comer sendo então obrigados a despir a sua dignidade e recorrer à sopa dos pobres nas implementadas cantinas sociais que a caridadezinha governativa não se envergonha de elogiar – que já está a ser um negócio macabro para alguns “benfeitores”, além de uma obsessão do ministro Mota, do CDS, que ocupa a pseudo segurança social.

E por lá anda Cavaco (com vasta comitiva) na China e nas loas. Na boa-vai-ela. Pago pelos portugueses espoliados e famintos. Talvez angariando negócios e “negócios” na fartura do grande irmão chinês onde o trabalho infantil e outras injustiças são comuns. Flagrantes e inadmissíveis violações dos Direitos Humanos - razoado de preceitos básicos que são coisa que não é para cumprir. Faltar a estes direitos também será a ambição de Cavaco e do seu governo (pela prática): proporcionar aos trabalhadores algo semelhante ao esclavagismo com as vantagens a correr como rio caudaloso e célere para as contas bancárias dos amigões (e não amigões) grandes empresários, banqueiros, doutores da mula-ruça e outros que tais do seu séquito.

E o grande irmão chinês, ao ver os definhados trabalhadores portugueses, lá virá com uns quantos dólares ou euros investir e fazer crescer a China até à Europa, mais precisamente Portugal. Um país semelhante à Porcalhota*, onde uma elite resfastelada na ganância, na avareza e na mentira, se refere a uma pseudo "saída limpa" e num “Portugal que está melhor”. Melhor para as elites, isso sim. Os saques têm sido constantes, à medida das imposições sacrificiais do governo de Cavaco Silva chefiado por Passos Coelho e Portas. O resto é ficção para enganar português e pôr-lhe os olhos em bico, ao agrado e semelhança do grande irmão chinês.

Pôr mais na escrita sobre este escalavrado político nem merece mais uma linha. A impregnação do seu salazarismo leva-nos ao vómito se se abusar ao escrever ou verbalizar demasiado o nome de Cavaco Silva – o PR só de alguns, de muito poucos.

Vá, senhores da China, venham lá explorar o trabalho dos portugueses com salários de miséria e fome de criar bicho. Correspondendo à vontade dos vendilhões do país que agora vos visitam com toda a pompa e circunstância. Despudoradamente.

*Porcalhota – aglomerado imundo e descrito por alguns autores portugueses em romances da era queirosiana. Localidade real que era terreola situada nos arredores de Lisboa, entre a Venda Nova e a Amadora. Imperava a miséria, a imundice a pobreza imposta como na atualidade. Enquanto uma elite desumana, avara e gananciosa se resfatelava na abundância, na boa-vida e na boa-vai-ela.

Informação Página Global

Motivos de ordem interna, relacionados com dificuldades técnicas, não permitiram que o Página Global cumprisse as suas habituais publicações durante as últimas três semanas. Ainda pelos mesmos motivos, apesar de procedermos a uma ou outra publicação, as postagens são na atualidade muito reduzidas. Estamos envidando esforços para superar as dificuldades e retomar o ritmo normal de publicações. Até à normalização agradecemos a sua paciência, fidelidade e apoio. 

(Redação PG)

Macau: DENGUE ATACA, CHORAR BENFIQUISTA, COIMAS DOS “FUMOS”




Macau regista quarto caso de febre de dengue do ano

14 de Maio de 2014, 23:38

Macau, China, 14 mai (Lusa) - Macau registou o quarto caso de febre de dengue do ano, informaram hoje os Serviços de Saúde.

O caso foi confirmado, na terça-feira, indicaram os Serviços de Saúde, dando conta de que a paciente é uma mulher de 28 anos natural da Malásia.

Em comunicado, o organismo indica que a jovem apresentou sintomas de febre, calafrios e erupção cutânea nas mãos e nas costas no regresso a Macau da viagem recente que realizou a Bali, na Indonésia, tendo sido assistida no Hospital Kiang Wu, na segunda-feira.

O estado de saúde da jovem é "estável", indicaram os Serviços de Saúde, apontando que se trata de um caso de febre de dengue importado.

DM // PJA - Lusa

Emigrantes portugueses sofrem com derrota do Benfica em Macau

15 de Maio de 2014, 07:31

Macau, China, 14 mai (Lusa) - Longe do país que os viu nascer, mais de 50 portugueses adeptos do Benfica sofreram, esta noite, em Macau, com derrota "encarnada" da Liga Europa em futebol.

"O Benfica é grande", foi a frase mais repetida esta noite no Sports Bar em Macau, que fez questão de abrir as suas portas para transmitir a final da Liga Europa, disputada em Turim, Itália, disputada pelo Benfica e pelos espanhóis do Sevilha.

A hora tardia da transmissão do jogo, 02:45 (19:45 de Lisboa), não fez com que os benfiquistas presentes em Macau deixassem de apoiar a sua equipa.

"De todas as finais esta é a mais importante", disse o adepto Paulo Jorge Dias, sublinhando que não poderia "perder este jogo de forma alguma".

De camisolas vestidas e cachecóis em punho, os adeptos torceram pela sua equipa até depois das 05:00, esquecendo o dia de trabalho que os esperava.

"Este amor ao Benfica, o vibrar pelo nosso clube que está tão longe traz-nos um bocadinho do nosso país", partilhou João Breda, empresário português, não escondendo a tristeza de uma segunda derrota consecutiva naquela competição europeia.

Para infelicidade dos adeptos a equipa "encarnada" não saiu vitoriosa, tendo empatado no tempo regulamentar e prolongamento 0-0, caindo por 4-2 no desempate por grandes penalidades.

FAR // VR - Lusa

Mais de 700 acusados por mês por infrações à Lei do Tabaco desde janeiro em Macau

14 de Maio de 2014, 23:24

Macau, China, 14 mai (Lusa) - Mais de 700 pessoas foram acusadas por mês em Macau por infrações à Lei do Tabaco desde o início do ano, informaram hoje os Serviços de Saúde.

Entre 01 de janeiro e 30 de abril, foram acusados 2.852 indivíduos, dos quais 2.846 por fumarem em locais proibidos, afirma o comunicado.

Nos casinos, onde a lei entrou em vigor a 01 de janeiro de 2013, foram alvo de acusação 123 indivíduos nos primeiros quatro meses deste ano, na sequência de 152 inspeções a espaços de jogo.

A maior parte dos 2.852 infratores era residente de Macau (1.863 ou 65,5%), enquanto 884 eram turistas (31,1% das multas) e 99 eram trabalhadores não residentes (3,5%).

Os cibercafés foram o tipo de estabelecimento onde foi registado maior número de infrações no período em análise (605 casos), representando 21,2% dos locais inspecionados.

Já os espaços com máquinas de jogo e videojogos totalizaram 551 casos (ou 19,3% do total) e as infrações em jardins e zonas de lazer surgem na terceira posição, com um total de 354 casos ou 12,4%.

Desde a entrada em vigor da nova lei de prevenção e controlo do tabagismo, a 01 de janeiro de 2012, foram inspecionados 510.420 espaços e registadas 19.179 infrações, referem os Serviços de Saúde.

FV // APN - Lusa

*Título do compacto PG

Timor-Leste: POEIRA EM DÍLI, VISTOS, ADVOGADOS, HIV-SIDA




Comunidades preocupadas com a poeira na cidade

15 de Maio de 2014, 16:55

O projecto de emergência de reabilitação das estradas na cidade de Díli está a ter um impacto muito negativo na  saúde da população de Díli, devido à poeira que se levanta um pouco por toda a cidade, resultado das obras, segundo o Suara Timor Lorosae.

As comunidades do suco de Bebonuk sentem-se tristes e lamentam que com a construção das estradas na cidade, existe poeira em todo o lado que é prejudicial à saúde das pessoas.

As mesmas pedem ao Estado para não reabilitarem só as estradas principais, públicas mas também as do sucos.

SAPO TL com STL 

Estrangeiros usam vistos turísticos para fazerem negócio

15 de Maio de 2014, 10:21

Os estrangeiros, nomeadamente os chineses, estão a entrar em Timor-Leste com visto turístico, para depois abrirem o seu negócio, segundo o deputado Manuel Gaspar da comissão B que trata dos assuntos dos Negócios Estrangeiros, Defesa e Segurança Nacional, segundo o Suara Timor Lorosae.

Manuel Gaspar disse que o  Ministério do Comércio, Indústria e Ambiente (MCIA) e a Polícia de Imigração não estão a fazer o seu trabalho com sucesso, pois os estrangeiros, particularmente os chineses,  entram com o visto turístico, com o objectivo depois de instalarem no país e depois abrirem o seu negócio o que faz com que a economia do país não avance.

O deputado da bancada da CNRT Cesar Valente disse que a culpa não é da parte de imigração porque quando eles entram para o país apresentam um visto legal, e só após disso é que tratam da documentação para serem empresários e estabelecerem as suas lojas.

SAPO TL com STL 

Governo tailandês compromete-se a apoiar Timor-Leste no combate do vírus HIV-SIDA

15 de Maio de 2014, 12:28

A Tailândia assumiu um compromisso de apoiar Timor-Leste com recursos humanos no combate ao vírus HIV/SIDA em Timor-Leste, disse Daniel Marçal, secretário executivo da Comissão Nacional para o combate do vírus HIV/SIDA no país, após reunião com a delegação do Estado tailandês, no salão do vice-primeiro ministro, segundo o Suara Timor Lorosae.

Daniel Marçal está neste momento a trabalhar para tentar reduzir a doença/vírus HIV/SIDA com o apoio da Tailândia, com recursos humanos.

“O governo tailandês tem o compromisso de apoiar Timor-Leste através de recursos humanos, que irão desenvolver um programa que poderá reforçar a nossa instituição no futuro”, disse o secr. executivo da Comissão Nacional para o combate ao HIV.

O mesmo acredita que com apoio dado pelo governo tailandês, a instituição que é liderada por ele poderá ter sucesso no futuro, pois há muitas pessoas que querem que a doença, vírus não aumente.

SAPO TL com STL 

Abreu e C&C Advogados garante formação de quadros em parceria com UNTL

14 de Maio de 2014, 14:07

A Universidade Nacional de Timor Lorosa'e e a Abreu e C&C Advogados de Timor-Leste assinaram ontem um protocolo de cooperação por 5 anos, nas áreas da formação, qualificação de quadros e investigação na área do Direito em Timor-Leste.

Este protocolo marca o início de uma parceria de longo prazo que visa o desenvolvimento do ensino do Direito em Timor-Leste e a formação de profissionais timorenses.

A Universidade Nacional de Timor Lorosa'e foi representada pelo seu Reitor, Aurélio Guterres, estando presentes os Vice-Reitores, Pró-Reitores, a Decana da Faculdade de Direito, Maria Ângela Carrascalão e os Vice-Decanos da mesma Faculdade.

A Abreu e C&C Advogados - Timor–Leste, uma sociedade que nasceu da parceria da Abreu Advogados, de Portugal, e da C&C Advogados, de Macau, foi representada pelos seus sócios, Inês Sequeira Mendes e Manuel Andrade Neves, que se deslocaram de Lisboa para o evento.

Para Aurélio Guterres, Reitor da UNTL, este protocolo assinala o início de um trabalho conjunto de formação que deverá também abranger a formação de professores e a organização de palestras regulares com advogados da Abreu e C&C Advogados.

Foi também reforçado o interesse na entrega de livros jurídicos e obras científicas aos melhores alunos do curso de direito da UNTL. Algumas destas obras são desenvolvidos e editadas pela própria sociedade de advogados.

Manuel Andrade Neves sublinhou a importância deste protocolo que estabelece uma ligação entre Timor-Leste, Portugal e Macau, destacando que ao longo dos últimos anos têm feito uma forte aposta na formação, sendo que em Portugal esta sociedade de advogados conta já com cerca de 60 advogados que também leccionam.

Após a assinatura do protocolo Aurélio Guterres entregou a Manuel Andrade Neves uma caixa forrada a tais que continha café de Timor, um acto simbólico para assinalar o início do trabalho conjunto entre as duas instituições.

Sapo TL

*Título do compacto PG

Mais lidas da semana