quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Indonésia rejeita pedido de clemência para segundo brasileiro no "corredor da morte"




Brasília, 21 jan (Lusa) - A Indonésia rejeitou o pedido de clemência feito pelo governo do Brasil em benefício de Rodrigo Gularte, 42 anos, o segundo brasileiro condenado à pena de morte no país por tráfico de drogas.

A negativa foi recebida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil na terça-feira e divulgada hoje pela imprensa local.

Gularte foi julgado e condenado em 2005, por entrar na Indonésia com seis quilos de cocaína em pranchas de surf.

O outro brasileiro foi Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, executado por fuzilamento no passado sábado, após aguardar durante 10 anos no "corredor da morte" pela aplicação da sentença a que tinha sido condenado.

Marco Archer Cardoso Moreira foi preso por tráfico de 13 quilos de cocaína em 2003 e julgado em 2004. Os pedidos de clemência feitos pelo condenado e pelo governo brasileiro foram negados.

A família de Gularte, citada pela imprensa brasileira, espera que o condenado possa ser transferido para um hospital psiquiátrico, por lhe ter sido diagnosticada esquizofrenia, e que, com isso, não venha a ser executado.

Entretanto, o embaixador do Brasil em Jacarta, Paulo Alberto da Silveira Soares, reuniu-se hoje de manhã com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário-geral das Relações Exteriores, embaixador Sérgio França Danese.

Paulo Soares, que chegou a Brasília três dias após a execução por fuzilamento de Marco Archer Cardoso Moreira, foi chamado para consultas pela Presidente Dilma Rousseff.

FYB // EL

Sem comentários:

Mais lidas da semana