terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Timor-Leste: XANANA GUSMÃO QUER QUE MAUK MORUK SE ENTREGUE ÀS AUTORIDADES




Díli, 20 jan (Lusa) - O primeiro-ministro timorense afirmou hoje que o ex-comandante da resistência timorense Mauk Moruk se deve entregar às autoridades, acusando-o de atuar de forma anti-democrática e de pretender levar a cabo uma "revolução" em Timor-Leste.

"Estamos perante um indivíduo que posso dizer que é doido, que quer a revolução", disse Xanana Gusmão aos jornalistas depois de um encontro com o presidente da República, Taur Matan Ruak.

"Um senhor que se chama Mauk Moruk quer revolução, quer que o governo se dissolva, que o parlamento se dissolva e não pede novas eleições. Ele diz que ele é que tem que vir aqui resolver tudo. Deve ser uma democracia que ele aprendeu no estrangeiro", ironizou.

Xanana Gusmão referia-se a incidentes recentes envolvendo apoiantes de Mauk Moruk na região de Laga, a leste de Baucau, a segunda cidade timorense, em que dois agentes da polícia timorense (PNTL) ficaram feridos e dois outros foram feitos reféns.

O governante, que é também responsável das pastas de segurança e defesa, disse ter dado instruções à PNTL e a efetivos da F-FDTL (as forças armadas) para que permaneçam na zona.

"Estão lá a polícia e as FDTL para garantir a segurança da população. Não é para fazer guerra ou conflitos mas para dar apoio à população. Peço ao senhor Mauk Moruk que tome responsabilidade pelos seus atos", afirmou.

"A polícia quis negociar com ele mas ele não tinha intenções de negociar. E depois fugiu com alguns elementos", disse, considerando que o Estado dará "tolerância zero" a ações "terroristas".

Sobre o caso do fim-de-semana em Díli, em que um engenho explosivo foi lançado para o perímetro de uma residência de funcionários da embaixada norte-americana em Díli, Xanana Gusmão disse que o incidente ainda estava a ser investigado.

"Não podemos dizer se foi um caso isolado, se foi complementar ou para desviar a atenção. Como ministro da Segurança reuni com as várias instituições a quem dei instruções para acompanharem a situação em Díli para evitar mais problemas", disse.

"Mais vale prevenir do que remediar. Temos que atuar preventivamente", afirmou.

Além da situação de segurança o encontro de Xanana Gusmão e Taur Matan Ruak, que durou cerca de 70 minutos, analisou ainda a cerimónia de "transferência de poderes e devolução de competências" do Governo Central para a Autoridade da Região Administrativa Especial de Oe-Cusse Ambeno, que decorre esta semana no enclave.

Trata-se de um projeto piloto essencial para Timor-Leste e que pode igualment trazer benefícios e impacto económico para toda a região indonésia vizinha, incluindo a metade indonésia da ilha.

Os planos de infraestruturas base estão a ser acelerados para as celebrações este ano dos 500 anos da chegada dos portugueses a Timor estando a ser preparado um "Master Plan" para a região a implementar até 2030.

ASP // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana