quinta-feira, 26 de março de 2015

Espanha - Andaluzia. PSOE GANHA ELEIÇÕES, PODEMOS ELEGE 15 DEPUTADOS




Teresa Rodríguez, candidata do Podemos, garantiu: "nunca mais existirão pactos secretos no Parlamento".

Os 35,44% dos votos obtidos por Susana Díaz, contra os 39,56% registados em março de 2012, permitem-lhe manter os 47 mandatos que tinha o PSOE-A, ficando, ainda assim, a oito deputados de conseguir a maioria absoluta.

A percentagem de votos alcançada pelo partido nas eleições autônomas na Andaluzia é a mais baixa da sua história. No sufrágio que lugar este domingo, o PP, com 33 mandatos, perde 17 deputados no Parlamento andaluz, registando os seus piores resultados dos últimos 25 anos. Em três anos, os conservadores perderam meio milhão de votos.

Já o Podemos, ainda que contando com uma estrutura incipiente na Andaluzia e escassos meios materiais, entrou com força no parlamento andaluz e consolidou-se como terceira força política, com quase 600.000 votos. A formação política liderada por Pablo Iglesias, que obteve 14,84% dos votos, elegeu 15 deputados.

O Ciudadanos alcançou nove deputados e a Izquierda Unida perdeu sete, não ultrapassando os cinco mandatos.

Teresa Rodríguez: “Este é um fotograma do filme da mudança” 

Lamentando não ser possível evitar “que existam 45 despejos amanhã”, a candidata do Podemos, Teresa Rodríguez, garantiu, no entanto, que “nunca mais existirão pactos secretos no parlamento”. “O mapa político na Andaluzia e em Espanha mudou. Este é um fotograma do filme da mudança”, afirmou Rodríguez.

“Onde o Podemos tiver olhos, terá olhos a cidadania”, frisou. O secretário da Organização do Podemos, Sergio Pascual, referiu, por sua vez, que os resultados eleitorais demonstram que "a mudança" no cenário político de Espanha "é já irreversível". "É um primeiro passo fundamental num ano político que é decisivo para o futuro do país", adiantou o dirigente.

Na sua conta de twitter, Paulo Iglesias escreveu: “O caminho faz-se caminhando. Obrigada Andaluzia, obrigada Teresa Rodriguez, obrigada caminhantes por este primeiro passo”.

Em Cádis, cidade Natal de Teresa Rodríguez, a formação política liderada por Iglesias conseguiu impor-se como primeira força política.

Carta Maior - foto: Jesús García Serrano/Facebook

Sem comentários:

Mais lidas da semana