segunda-feira, 16 de março de 2015

PRIMEIRO-MINISTRO TIMORENSE JÁ ESTÁ EM SINGAPURA DEPOIS DE SINTOMAS DE AVC




O PM timorense foi ontem surpreendido por sintomas de acidente vascular cerebral, recorrendo aos serviços de urgência do Hospital Guido Valadares, em Díli, apurou fonte do Página Global em Díli.

Rui Araújo é médico e soube de imediato o que estava a acontecer com a sua saúde. Porque em Timor-Leste os recursos de diagnóstico e equipamente adequado são muitíssimo limitados houve necessidade de transferir o PM Rui Araújo para Singapura, onde nada falta para procederem ao respetivo tratamento e recuperação do doente. O regresso do primeiro-ministro não será a tempo do debate do programa de governo no Parlamento timorense. Interinamente será Ágio Pereira a ocupar o lugar de Araújo. Mais noticiário com a Agência Lusa.

Redação PG

Avião com primeiro-ministro timorense aterra em Singapura

Díli, 16 mar (Lusa) - O avião que transporta o primeiro-ministro timorense, Rui Maria Araújo, para exames médicos em Singapura, aterrou hoje no aeroporto Changi daquela cidade, pouco antes das 15:25 locais (07:25 em Lisboa).

O avião, um Learjet 35A, que viajou de Darwin com uma equipa médica a bordo e partiu cerca das 12:50 locais (03:50 em Lisboa) do aeroporto Nicolau Lobato em Díli, transporta o primeiro-ministro, que vai ser observado no National University Hospital, em Singapura.

Rui Maria Araújo foi internado no Hospital Nacional Guido Valadares, em Díli, no domingo, depois de se ter sentido mal em casa, após uma viagem de trabalho de fim de semana para fora de Díli.

"O senhor primeiro-ministro está em boas condições, em geral, mas precisa de realizar análises mais profundos sobre a sua situação geral. Como as condições do hospital em Díli são limitadas, são precisas análises mais profundas para um diagnóstico mais certo", afirmou hoje a ministra da Saúde, Maria do Céu da Costa.

A governante falava numa conferência de imprensa conjunta com o diretor-geral do Hospital Nacional Guido Valadares, José António Gusmão Guterres, pouco tempo antes de Rui Araújo ser transportado para Singapura.

Questionada pela agência Lusa sobre exatamente o que aconteceu ao primeiro-ministro, nomeadamente sobre se se tratou de uma trombose leve, a ministra disse que, para já, não há condições para diagnosticar exatamente o que ocorreu.

Agio Pereira, ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros substitui interinamente o chefe do Governo.

Rui Araújo deveria participar, na terça-feira no debate no Parlamento Nacional do Programa do Governo, devendo os líderes das bancadas determinar se essa agenda se mantém ou se o debate é adiado.

ASP // ARA
  
PM timorense vai realizar "análises mais profundas" em Singapura - ministra da Saúde

Díli, 16 mar (Lusa) - O primeiro-ministro timorense, Rui Araújo, vai ser transferido para Singapura para realizar "análises mais profundas" para descartar qualquer outro problema "mais sério" com a sua saúde, disse hoje a ministra da Saúde, Maria do Céu da Costa.

"O senhor primeiro-ministro está em boas condições, em geral, mais precisa de realizar análises mais profundas sobre a sua situação geral. Como as condições do hospital em Díli são limitadas, são precisas análises mais profundas para um diagnóstico mais certo", afirmou.

A governante falava numa conferência de imprensa conjunta com o diretor geral do Hospital Nacional Guido Valadares, José Antonio Gusmão Guterres, pouco tempo antes de Rui Araújo ser transportado para Singapura, onde será assistido no National University Hospital.

"Vai ser transportado para Singapura para realizar análises mais claras e realizar o tratamento mais adequado", explicou.

Questionada pela agência Lusa sobre exatamente o que oconteceu ao primeiro-ministro, nomeadamente sobre se se tratou de uma trombose leve, a ministra disse que para já não há condições para diagnosticar exatamente o que ocorreu.

O atraso no transporte para Singapura deveu-se ao facto de aviões não poderem aterrar durante a noite em Díli.

"Houve três opções e acabou por ser escolhida a mais rápida que foi vir um avião de Darwin que seguirá agora para Singapura", disse.

O avião, um Learjet 35A, preparado para transporte de doentes e com uma equipa médica a bordo aterrou no Aeroporto Nicolau Lobato em Díli cerca das 11:44 minutos.

José Antonio Gusmão Guterres, diretor do Hospital Guido Valadares, explicou que Rui Araújo chegou ao hospital cerca das 19:00 de domingo, "queixando-se de muito cansaço", algo que para uma pessoa da sua idade, 51 anos, "poderia representar alguns riscos".

"Queixou-se um pouco de cansaço, sentia algo pesado do lado direito. E nós, os médicos, consideramos que não deveríamos assumir que isto era uma questão simples, e por isso fizemos mais análises", disse.

As análises realizadas deram conta de uma pressão ligeiramente elevada e de níveis elevados de colesterol pelo que, disse, "se recomendam mais testes adicionais".

"Não podemos assumir que isto é uma questão simples. O primeiro-ministro não queria ir, mas como médicos temos que reconhecer a limitação do hospital e por isso recomendámos a sua ida para Singapura", disse.

"Temos uma boa cooperação com o National University Hospital e por isso optámos por esta solução", disse.

Desde o início da manhã e até praticamente à hora de partir, Rui Araújo foi visitado por várias individualidades timorenses, incluindo o Presidente da República, Taur Matan Ruak, a primeira-dama Isabel Ferreira e o presidente do Parlamento Nacional, Vicente da Silva Guterres.

Vários membros do Governo estiveram igualmente no hospital para se inteirarem do estado de saúde de Rui Araújo.

ASP // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana