domingo, 5 de abril de 2015

MARCHA EM LUANDA PELA LIBERTAÇÃO DOS ATIVISTAS DE CABINDA




Jovens saíram ontem à rua em sinal de protesto contra a detenção de Arão Tempo e José Marcos Mavungo.

Jovens saíram ontem à rua em vários municípios de Luanda, distribuindo panfletos a pedir a libertação de dois outros activistas detidos há três semanas em Cabinda, mas parte do material terá sido apreendido pela polícia.

O relato, que a Lusa não conseguiu confirmar junto da Polícia Nacional, foi feito pelos promotores da iniciativa apelidada de “manifestação pacífica de carácter internacional”, sendo este um grupo de “jovens revolucionários” – como se auto-intitulam – que exige a “libertação incondicional” destes elementos.

Em causa está a situação do activista José Marcos Mavungo, indiciado do crime de rebelião, e do advogado Arão Tempo, suspeito de colaboração com um estrangeiro (também detido) contra o Estado angolano, na sequência de uma marcha contra a alegada má governação e violação dos direitos humanos em Cabinda.

A distribuição de panfletos, em que os activistas denunciam que ambos estão “detidos injustamente” e “sem saberem que crime cometeram e quando serão levados a tribunal”, aconteceu, afirmam – suportados em fotografias entretanto distribuídas -, em vários municípios de Luanda.

No centro da capital, em que o protesto, também com distribuição de panfletos, estava agendado para as 13h, um reforço policial impediu durante a tarde o acesso ao Largo da Independência, conforme a Lusa constatou no local.

Um destes activistas, Pedrowski Teca, disse à agência Lusa que alguns elementos foram abordados pela polícia no acesso a esta zona central de Luanda e viram o material de propaganda confiscado, entre outras escaramuças e detenções também relatadas pelo grupo.

A Lusa tentou recolher uma reacção da Comando Geral da Polícia Nacional a estas denúncias, mas sem sucesso até ao momento.

Contudo, estes incidentes aparentam ter sido de menor gravidade face a outras ações promovidas pelo mesmo grupo, que contesta o regime liderado pelo Presidente José Eduardo dos Santos. Também o dispositivo policial mobilizado para a zona central de Luanda foi mais reduzido, face a protestos anteriores.

Na origem da acção de ontem esteve a manifestação agendada para Cabinda, a 14 de Março, que acabou por não se realizar, com os dois elementos a serem detidos horas antes pela polícia.

Contudo, estes ainda não têm qualquer acusação formal promovida pelas autoridades angolanas, que continuam a recolher indícios, disse anteriormente à Lusa um advogado que apoia, em Cabinda, os dois elementos.

O advogado Arão Tempo foi detido no posto fronteiriço de Massabi, quando pretendia viajar para a República do Congo, sendo presidente do Conselho Provincial de Cabinda da Ordem de Advogados de Angola.

De acordo a mesma fonte, o seu estado de saúde tem vindo a “debilitar-se”, encontrando-se na cadeia civil de Cabinda, tal como o activista Marcos Mavungo, igualmente detido antes da marcha programada, a qual tinha organizado. 

Rede Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana