sexta-feira, 22 de maio de 2015

Governo timorense quer cortar orçamento de 2016 em 17% - jornadas orçamentais




Díli, 22 mai (Lusa) -- Educação, saúde, agricultura e infraestruturas básicas são as prioridades que o Governo timorense definiu para o orçamento de 2016 que deverá atingir um valor de 1, 3 mil milhões de dólares, menos 17% que o deste ano.

Estas foram, pelo menos, as conclusões essenciais da "jornada orçamental" que reuniu recentemente em Díli membros do executivo, liderados pelo primeiro-ministro Rui Maria de Araújo, diretores e outros responsáveis de agências e empresas públicas.

Segundo o Ministério das Finanças a redução orçamental proposta representa uma poupança de 270 milhões de dólares, em parte devido à queda no preço do petróleo, melhor gestão da frota estatal e outras medidas.

"A redução orçamental é uma das estratégias do Governo para garantir sustentabilidade fiscal", refere o Ministério.

"O Governo vai a partir de agora impor uma disciplina fiscal apertada na preparação do orçamento", refere.

O encontro foi o primeiro passo na definição das metas orçamentais e dos objetivos de governação, um processo que o Governo quer levar a cabo "de forma coordenada e adequada ao planeamento e implementação dos programas de desenvolvimento".

Rui Araújo insistiu na necessidade das várias estruturas do Estado se concentrarem nos "aspetos importantes e deixarem de lado os gastos e discursos supérfluos, de forma a atingir os objetivos propostos na definição dos principais objetivos" orçamentais.

O Governo, explicou, quer trabalhar "na qualidade de cada aspeto do processo orçamental" desde a primeira fase de planeamento, até à orçamentação, execução, avaliação e controlo".

No mesmo encontro responsáveis do Ministério das Finanças fizeram apresentações detalhadas sobre planeamento e planos anuais, análises e resultados económicos, inflação, emprego, sustentabilidade fiscal e impostos.

ASP // FV

Sem comentários:

Mais lidas da semana