quinta-feira, 9 de julho de 2015

UNIÃO EUROPEIA APOIA A GUINÉ-BISSAU NA LUTA CONTRA O NARCOTRÁFICO




Com laboratório de análise de drogas

Bissau - A delegação da União Europeia (UE) junto da República da Guiné-Bissau assinala esta quarta-feira, 8 de Julho, pelas 11.30 horas, na sede da Polícia Judiciária em Bissau, a inauguração do laboratório de análise de drogas sob a responsabilidade da Polícia Judiciária.

O laboratório permitirá ao Estado bissau-guineense actuar mais eficazmente contra o narcotráfico. Provisoriamente armazenados na delegação da UE desde o golpe de Estado de 12 de Abril de 2012, até ao empossamento das autoridades legítimas em 2014, os materiais que compõem este laboratório químico foram entregues ao Governo da Guiné-Bissau em Novembro de 2014.

Foi completada a formação dos agentes da Polícia Judiciária que utilizarão o laboratório, e finalizada a sua instalação, no âmbito do projecto EUTranscrim, inteiramente financiado pela UE com cerca de 406 milhões de Francos CFA (620 mil euros) e implementado pela ONUDC.

Este projecto tem como objectivo principal a diminuição dos crimes transnacionais na Guiné-Bissau, incluindo o tráfico de drogas, através do reforço das capacidades do sistema de justiça criminal para investigar criminosos e o estabelecimento de mecanismos de cooperação entre as autoridades de polícia criminal.

Com o acto da inauguração oficial do laboratório de análise de drogas a UE reitera o seu apoio ao Governo da Guiné-Bissau na luta contra os crimes transnacionais e na construção de um Estado de Direito.

(c) PNN Portuguese News Network - Jornal Digital

Sem comentários:

Mais lidas da semana