quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Portugal. Legislativas. AS SONDAGENS E A “LAVAGEM AO CÉREBRO” NA COMUNICAÇÃO SOCIAL



Que temos em Portugal uma comunicação social ao serviço do sistema que vigariza, rouba e explora os portugueses não é novidade. A novidade é que nunca aconteceu a referida comunicação social se empenhar tanto em proceder a “lavagens ao cérebro” dos portugueses como nesta campanha eleitoral. A prova está a ser facultada pela CISION - fornecimento de serviços para planeamento, contacto, monitorização e análise dos media - que contabilizou 32 horas das rádios e televisões em Portugal a falar de sondagens, “em apenas 10 dias”. 

A influencia que tal empenho vai produzir no eleitorado vai ser demonstrado (ou não) na noite do próximo dia 4. Independentemente de ficar provado que a saturação e abuso de informações constantes sobre sondagens foi (é) uma operação de "lavagem ao cérebro" que neste caso se pode considerar como uma tentativa de aliciar vantagens para a coligação do regime Cavaco-Passos-Portas. (Redação PG)

Informa a CISION:

Nos últimos 10 dias, as rádios e televisões portuguesas passaram, aproximadamente, 32 horas a falar sobre o tema “sondagens”.

Muito se tem debatido sobre a multiplicação de sondagens que têm marcado a campanha eleitoral, e pautado a agenda mediática dos órgãos de comunicação social portugueses, durante a presente corrida para as legislativas 2015. Com o dia de eleições marcado para o próximo domingo, 4 de Outubro, a Cision procurou saber qual o espaço editorial, e o tempo de antena ocupado, pelo tema “sondagens”, no total de notícias divulgadas sobre as legislativas 2015, nos meios de informação portugueses – rádio, televisão, media online e imprensa nacional.

Os resultados do estudo da Cision são reveladores e parecem de alguma forma demonstrar que, de facto, o país parece ter parado para ouvir, ver, e ler sobre estas eleições: em apenas 10 dias, concretamente entre os dias 20 e 30 de Setembro, foram produzidos 11.137 conteúdos noticiosos registados sobre as Eleições Legislativas. Destes, 1625 abordaram o tema “sondagens”. Ou seja, neste período, aproximadamente 15% do total de conteúdos produzidos pelos meios de comunicação social relativos às eleições legislativas portuguesas foi precisamente sobre “sondagens”.

Relativamente ao tempo de antena total de rádio e televisão dedicado às eleições legislativas portuguesas de 2015 foi, nestes 10 dias, de 452 horas. Destas, 32 horas foram precisamente a falar sobre sondagens: a análise às mesmas, os debates sobre a proliferação de resultados diários, as previsões, as percentagens, os rankings e as tracking pools – assuntos e termos que têm definitivamente marcado esta campanha eleitoral.

O objeto de análise deste estudo realizado pela Cision - empresa líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media - são todas as notícias sobre as eleições legislativas portuguesas 2015, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2000 meios de comunicação social.

O período temporal sobre o qual incidiu o estudo foi o período decorrido entre os dias 20 e 30 de Setembro de 2015.

A Cision é líder global no fornecimento de serviços para planeamento, contacto, monitorização e análise dos media.

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