segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Portugal. ELEGER MARCELO? DO BERÇO DA DIREITA PARA BELÉM? DEPOIS É QUE VÃO SER ELAS…




Mário Motta, Lisboa

Saímos de um “professor” na Presidência da República para deixar lá entrar a representá-la outro “professor”? São imensos os que pensam que é isso mesmo que vai acontecer por resultado das próximas eleições para a Presidência da República. Sai um homem da direita ressabiada e absoluta, Cavaco, por troca com um homem da direita igualmente absoluta mas em pantufas - enquanto não calçar as botas cardadas. Sai Cavaco, entra Marcelo, os “professores”. A diferença é que Cavaco é radical e estúpido e Marcelo é inteligente. Sendo preciso cuidado com a sua arte de cativar e conduzir-nos ao engano.

Dizem-nos as lições de Cavaco que “não devemos repetir os mesmos erros”. Dar guarida na Presidência da República a Marcelo será fazer isso mesmo: repetir o mesmo erro. Marcelo, agora, na TV, pode parecer algo diferente de Cavaco mas só é na arte de saber bonacheirar, ser solto, parecer olhar os problemas sociais com maior justiça e preocupação, depois, se eleito, as suas entranhas de direita irão levá-lo a fazer o mesmo que Cavaco: beneficiar a seita a que pertence, juntamente com Cavaco e os que agora ainda são governo.

Marcelo, agora, em pré-campanha, está a querer mostrar demarcação da direita, deixando perceção enganosa de que é do centro. Isso é puro “teatro” e a direita sabe-o. Sabe que pode contar com ele. Que tem ali outro Cavaco. Mais perigoso por ter o dom da palavra e da ilusão, da mentira e das “papas e bolos com que se enganam os tolos”.

No Notícias ao Minuto podemos perceber pelo título e texto a seguir que até parece que a direita está “revoltada” com Marcelo por se estar a desviar para o “centro”. É só teatralização. Na hora da verdade, se eleito, Marcelo será da direita, da mesma direita de Cavaco e do seu governo – os que até o pão e a água roubaram aos que foram assaltados pela pobreza em Portugal, quase três milhões.

Marcelo. Desde o berço da direita revelou-se um ratolas, um pantomineiro que tudo dirá e fará no reino ilusório para ser eleito para Belém. Depois é que vão ser elas…

Marcelo 'centrista' deixa Direita revoltada

“Marcelo não pode estar a hostilizar os seus para estar de bem com os outros”. É desta forma que um membro do Governo de Passos Coelho reage à campanha do candidato à Presidência da República. E não parece ser o único desagradado com a estratégia.

O problema está, segundo o jornal i, no facto de Marcelo Rebelo de Sousa estar mais preocupado em agradar ao eleitorado centrista, pondo de lado a Direita que o apoia.  "Não precisa de atirar panos molhados à cara dos seus apoiantes naturais", faz sobressair a mesma fonte.

Marcelo sabe que a sua vitória está dependente do eleitorado centrista e é nele que está a centrar a sua atenção. Prova disso é o facto de afirmar que prefere um governo “PS com garantias de estabilidade à existência de governos de seis meses, oito meses ou de um ano”. Mais, já fez saber que caso seja eleito não irá dissolver a Assembleia da República independentemente das forças políticas que estiverem no poder.

A situação não está a cair bem junto dos políticos da Direita, mas segundo recorda um conselheiro de Marcelo, também em 2011 Cavaco Silva optou pela mesma estratégia, assumindo uma postura acima dos partidos.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana