segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Portugal. HAJA DECORO!



Rui Sá – Jornal de Notícias, opinião

Numa viagem de carro que fiz esta semana com um colega, e na sequência das notícias que ouvíamos na rádio, ele usou uma expressão que registei: há falta de decoro. Que é um substantivo agora menos usado, mas que significa "respeito por si mesmo e pelos outros", "decência", "vergonha", "dignidade".

Acho que é mesmo isso que se tem passado. Vemos hoje gente do PSD e do CDS com cara escandalizada a investir contra a "injustiça do aumento de impostos" previsto no Orçamento para 2016 e das penalizações que isso acarretará para a classe média. Mas essa é a mesma gente que implementou "colossais" aumentos de impostos (acompanhados de perda de direitos e de aumento de jornadas de trabalho - que desvalorizaram ainda mais os salários)!... A isto chama-se falta de decoro!

Ver o CDS, que detinha os cargos de vice-primeiro-ministro e de ministro da Economia do anterior Governo, a pedir na Assembleia da República esclarecimentos sobre como foi possível, no final do consulado desse mesmo Governo, os administradores da Autoridade Nacional da Aviação Civil serem aumentados em 150%, passando os salários do respetivo presidente para cerca de 16 mil euros mensais, é falta de decoro!

Saber que o Estado injetou cerca de 90 milhões de euros no Banco EFISA e que, depois, o vendeu por 38 milhões de euros a uma sociedade onde pontifica Miguel Relvas é, no mínimo, falta de decoro!

Saber que a Direita calou propositadamente o que se passava no BANIF, procurando retirar o seu impacto do processo eleitoral é falta de decoro!

Ver Maria Luís Albuquerque "desiludida" por não haver lugar ao reembolso da sobretaxa, quando sabe perfeitamente que a ilusão dessa devolução se deveu, apenas, a uma mentira eleitoral, é falta de decoro!

Ouvir Paulo Rangel a apelar em Bruxelas para que a Comissão Europeia "ponha na ordem" o Governo português é, fora o resto, falta de decoro!

Ver os apoiantes do Governo que procedeu à privatização da TAP (porque "privado é sempre melhor gerido") a queixarem-se do desvio dos voos do Porto para Lisboa é falta de decoro!

Por isso aconselho aqueles que foram os responsáveis pelos quatro anos de governação anterior a fazerem, pelo menos, um luto. A bem do decoro da classe política e do país.

Ouvir Paulo Rangel a apelar em Bruxelas para que a Comissão Europeia "ponha na ordem" o Governo português é, fora o resto, falta de decoro!

Sem comentários:

Mais lidas da semana