terça-feira, 12 de abril de 2016

Marcelino Vilankulo. Procurador moçambicano morto a tiro nos arredores de Maputo



O magistrado moçambicano Marcelino Vilankulo, afeto à cidade de Maputo, foi assassinado na noite de segunda-feira a tiro por desconhecidos nos arredores da capital, informa hoje o jornal Notícias.

Segundo o principal diário moçambicano, Vilankulo foi mortalmente baleado na cidade da Matola, a cerca de oito quilómetros da capital moçambicana, quando seguia para casa na sua viatura.

De acordo com o diário, o magistrado tinha a seu cargo as investigações em torno de raptos em que supostamente está envolvido Danish Satar, sobrinho de Nini Satar, que está em liberdade condicional após ter cumprido pena por envolvimento no homicídio, em 2000, do jornalista Carlos Cardoso.

Danish Satar foi deportado de Itália para Moçambique no final do ano passado, após ter saído do país em circunstâncias até agora desconhecidas, uma vez que se encontrava em liberdade provisória a aguardar o andamento do processo em que é indiciado de envolvimento em raptos.

A Lusa tentou sem sucesso ouvir o Comando Geral da Polícia da República de Moçambique sobre o homicídio de Marcelino Vilankulo.

Em 2014, um juiz que tinha em mãos processos relacionados com a onda de raptos em Maputo, Diniz Silica, foi morto a tiro por desconhecidos até agora a monte, em plena luz do dia na capital moçambicana.

Maputo tem vindo a ser assolado por uma onda de raptos desde 2012 e dezenas de vítimas já foram vítimas desse tipo de crime, havendo relatos de que a maioria tem sido libertada mediante o pagamento de resgate.

Várias pessoas foram condenadas a pesadas penas de prisão por envolvimento em raptos, embora este continue a ser um crime relativamente frequente em algumas cidades moçambicanas, sobretudo em Maputo.

PMA // JPS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana