quarta-feira, 22 de junho de 2016

DESEMPREGADOS, OS CRIMINOSOS. ALBUQUERQUE, INCENDIÁRIA IMPUNE. RONALDO, PFFFF…




Mário Motta, Lisboa

Dizem que três é a conta que Deus fez. Só para rimar. O número preferido de Deus parece que é o resultado de 70 vezes 7, igual a 490 – o preferido. Porquê? Esperem aí que o melhor será consultar a bíblia ou telefonar para o padre Caniço… Podem esperar, sentados.

Tudo isto porque são três as pequenas prosas que seguem e dão motivo a esta intromissão pós-refeição, que incluía um litro de vinho a granel que era do maduro corpulento e de graus upa-upa. Que pomada! Hic, para quem quiser.

Três laudas, três acontecimentos diferentes:

1 – O PS deixou preto no branco que quem está desempregado é como um arguido, eventual criminoso ou de facto, que tem de se apresentar quinzenalmente na esquadra mais próxima da sua residência. A “invenção” foi de Bagão Félix (esse “esquerdista”) quando ministro do Trabalho e afins. Era Sócrates PM (era ?). O Bloco queria acabar com a obrigatoriedade que mais parece o cumprimento do pagamento à sociedade pelo crime de estar desempregado, mas o governo de Costa – o tal apoiado pelas esquerdas – disse que não e mais uns blá-blás que nem por sombras justificam porque é que o PS não é de esquerda nem a favor do respeito pelos cidadãos (desempregados) e pela dignidade que está garantida na Constituição da República mas que dá para interpretar como melhor convier aos que a subvertem em benefícios próprios. É por essas e outras que depois saem dos governos e são nomeados para os grandes grupos empresariais e afins, de que já eram peças bem oleadas da engrenagem. Por isso lhes chamamos “eles”. E são. São os que nos dominam e acachapam o mais possível. Só acontece porque há os que assim permitem. E são demasiados os que permitem. Um rebanho rendido, por que sim. E agora, depois de cousa tão evidente e tão simples o Bloco só tem que dar o passo seguinte e deixar o PS com as calças na mão. É que se no mercado de trabalho existissem vagas excedentes para tudo e para todos e os que estão inscritos no desemprego não as aceitassem… Mas não, há mesmo muita falta de empregos. Todos o sabem, parece que exceto o governo… de esquerda (?). Rir é o melhor. Depois de palhaçadas recomenda-se. Faz bem ao fígado.

2 – A propósito do Banif, diz o deputado PS, João Galamba, que Albuquerque "escondeu fumo". Como não há fumo sem fogo agora percebemos a razão de estarmos a arder, enquanto a incendiária Albuquerque está na maior, a ganhar a dois ou três carrinhos como paga dos incêndios causados e ainda é deputada e mais o que for. Uma vedeta que se afirma “limpa”. Tão limpinha que para o provar até devia atirar umas cuequinhas imaculadas às trombas dos que a acham encardida, suja. Porque às senhoras só devemos atirar flores é melhor ficarmos por aqui. Já agora, senhora ex-ministra, aceite do PG uns valentes e viçosos cardos que têm as flores mais lindas que existem no mundo. Cuidado, não diga ai ao picar-se. Não diga mais nada. Não se enterre mais. É que pode ainda ganhar raízes e depois florescer e transformar-se numa flor lindíssima, daquelas que vimos ao engano de atrair nas plantas carnívoras. Albuquerque, incendiária impune. O melhor é rir. Faz bem ao fígado.

3 – Por fim temos o melhor do mundo, o Ronaldo, a treinar nova modalidade: lançador de microfones. O homem não presta, mas insistem em andar a lamber-lhe e acomodar-lhe os tintins e o que mais possa ter. É bom de bola mas isso desvanece-se perante o seu mau caráter, as suas vaidades, os seus vedetismos exacerbados, as suas insensibilidades, as suas frustrações, o seu mau perder perante a idade que não perdoa, nem a falta de forma. Apesar disso é um convencido. Provável e estranho convencido de que é imortal e que vai dar sempre chutos aqui e acolá, até na atmosfera e nas pessoas, e que terá por reconhecimento grandes ovações. O “maior” Ronaldo anda agora a treinar o lançamento de microfones. O vídeo está por aí em barda. Já cansa, mesmo para quem não o vê porque nem precisa, devido a saber muito bem o que a casa gasta, quer dizer: esse Ronaldo de mau caráter. Cada um nasce para o que nasce se não agarrar educação, humildade, humanismo, respeito pelos seus semelhantes, etc. Ronaldo nasceu para dar pontapés nas bolas e driblar – antes melhor que agora. Além disso para muito pouco mais nasceu. Um ídolo (para alguns), que afinal tem pés de barro, como a maioria dos dessa espécie. A responsabilidade é dos que os idolatram… injustificadamente. Estupidamente. Rir? Como podemos rir perante tamanha e reprovável atitude? Um asco a merecer muitos pfffffs. Até faz mal ao fígado.

Pronto. Cá está o final da introdução ou intromissão. Vá de ler o que se segue. Veneno à vista não tem, porque já antes foi servido infernalmente.

PS nega ao Bloco fim de apresentação quinzenal de desempregados

O Governo rejeitou hoje a proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda destinada a acabar com a apresentação quinzenal dos desempregados nos centros de emprego.
"O Governo não está disponível para abdicar de mecanismos de controlo efetivo dos desempregados", afirmou o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, no parlamento.

O governante, que falava numa audição na Comissão parlamentar do Trabalho e da Segurança Social, respondia a uma questão colocada pelo deputado do PS Rui Riso, sobre esta proposta do Bloco apresentada em janeiro e face à qual o Governo ainda não se tinha pronunciado até ao momento.

De acordo com um projeto de lei do Bloco de Esquerda que deu entrada no parlamento em janeiro, os bloquistas propunham acabar com a obrigatoriedade de apresentação quinzenal a que os desempregados estão sujeitos, pedindo uma alteração ao decreto-lei de 2006.

O não cumprimento, injustificado, por duas vezes, da obrigação da apresentação quinzenal nos centros de emprego, nos serviços de Segurança Social da área de residência do beneficiário, ou em outras entidades competentes ou protocoladas, como as Juntas de Freguesia, resulta na anulação da inscrição no serviço de emprego e na perda do direito ao subsídio de desemprego.

Na proposta, os deputados do Bloco de Esquerda qualificavam esta obrigatoriedade de "humilhação inútil", lembrando que os desempregados já estão obrigados a comunicar ao centro de emprego a alteração de residência e o período de ausência do território nacional.

Numa audição em abril, no parlamento, o Ministro do Trabalho, Vieira da Silva, foi questionado sobre a matéria e referiu que a questão seria considerada. Hoje, pela voz de Miguel Cabrita, o Governo assumiu a rejeição à proposta do Bloco.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Albuquerque "escondeu fumo" do caso Banif

Socialista continua a criticar anterior governo por polémica com banco português.

As respostas da Comissão Europeia relativamente às duvidas dos deputados portugueses quanto ao caso Banif continua a merecer destaque na página de Facebook de João Galamba.

Para além de ter acusado o anterior governo de ter feito o "mínimo necessário" em relação ao Banif, o socialista acusa agora a ex-ministra das Finanças de ter escondido o caso.

“A relação de Maria Luís Albuquerque com o sector financeiro português pode ser resumida da seguinte forma: parece que havia fogo, mas MLA [Maria Luís Albuquerque] escondeu o fumo”, escreve.

Andrea Pinto – Notícias ao Minuto

Ronaldo atira microfone ao lago e é notícia em todo o mundo

A poucas horas do jogo decisivo, o internacional português incendiou as redes sociais e tornou-se notícia em todo o mundo.

Cristiano Ronaldo tornou-se notícia, esta manhã, por ter atirado o microfone de um jornalista da CMTV ao lago. O vídeo depressa se tornou notícia em todo o mundo, não fosse CR7 o melhor futebolista do mundo.

A notícia sobre a inusitada atitude do craque português chega mesmo a abrir jornais desportivos, como é o caso dos espanhóis Marca As.

Também o El País noticiou a perda de estribeiras protagonizada por Ronaldo, assim como o The GuardianIrish Times e BT SportLe FigaroMetro NewsFrance TV e 20 Minutes também não ficaram indiferentes, tal como os britânicos Mirror Metro.

As imagens continuarão a dar que falar ao longo do dia. Mais logo, pelas 17 horas, Portugal entra em campo para defrontar a seleção húngara num jogo a contar para a fase de grupos do Euro’2016.

Goreti Pera – Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana