domingo, 16 de outubro de 2016

Navios de guerra norte-americanos atacados com mísseis no Mar Vermelho



Múltiplos mísseis foram disparados no sábado contra três navios de guerra norte-americanos no Mar Vermelho, apesar de nenhum ter sido atingido e não haver vítimas, informou o exército dos EUA.

Um responsável da Defesa norte-americana indicou que a altercação aconteceu pelas 20.30 horas, não sendo claro quantos mísseis foram disparados contra os USS Mason, USS Nitze e USS Ponce.

O contratorpedeiro USS Mason, que navegava em águas internacionais ao largo do Iémen, usou medidas não especificadas de resposta aos mísseis, disse a mesma fonte.

Este disparo de mísseis foi o mais severo agravamento das tensões em relação ao envolvimento norte-americano numa guerra civil que já matou mais de 6.800 pessoas, feriu mais de 35 mil e obrigou à deslocação de três milhões desde que a coligação liderada pela Arábia Saudita lançou operações militares no ano passado.

Na quinta-feira, a marinha norte-americana lançou cinco mísseis de cruzeiro Tomahawk contra três radares móveis em território controlado pelos 'houthis' na costa iemenita do Mar Vermelho, após os rebeldes apoiados pelo Irão lançarem 'rockets' contra o USS Mason duas vezes em quatro dias.

Os 'houthis' negam conduzir tais ataques.

Apesar de os Estados Unidos estarem a dar apoio logístico à coligação liderada pela Arábia Saudita, que combate os rebeldes, os lançamentos de quinta-feira representam a primeira ação direta de Washington contra os 'houthis'.

Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana