quarta-feira, 30 de agosto de 2017

PORTUGAL | Ex-governante diz serem "falsas" declarações de Cristas sobre florestas



O antigo secretário de Estado das Florestas Rui Barreiro apelidou hoje de "falsas" afirmações da antiga ministra da Agricultura Assunção Cristas sobre as florestas e sapadores e pediu "sensatez" nas declarações políticas.

Rui Barreiro, que foi secretário de Estado das Florestas no último Governo de José Sócrates (quando o ministro foi António Serrano), referia-se a declarações à Lusa da dirigente do CDS-PP na qualidade de antiga ministra da Agricultura e do Mar (2011-2015), quando disse que encontrou ao chegar ao Governo um setor florestal desprezado, com os fundos comunitários desadequados e baixa execução.

"É completamente falso. Resolvemos todos os problemas sobre financiamento comunitário, alterámos as regras do ProDer (programa de desenvolvimento rural), e quando Assunção Cristas tomou posse tudo estava resolvido e manteve todas as decisões que tomámos sobre o ProDer. Veio a beneficiar do trabalho do último Governo de José Sócrates", disse Rui Barreiro à Lusa.

E sobre a antiga ministra dizer que ao chegar ao Governo não tinha havido nenhum investimento nos sapadores o antigo responsável pelas florestas salientou que foi por proposta sua que foi alterado o meio de financiamento dos sapadores florestais, que eram financiados pelo Orçamento Geral do Estado e passaram a sê-lo pelo Fundo Florestal Permanente, o que ainda hoje acontece. "Foram criadas equipas e preparado concurso para criar mais 20", afirmou.

Na entrevista à Lusa Assunção Cristas disse que gostaria de ter ido "mais longe" na aprovação e concretização do funcionamento do cadastro florestal, tema que chegou a ser discutido, mas "entendeu o Governo que estava demasiado em cima das eleições para aprovar uma legislação tão relevante". Porém "ficou tudo pronto", disse a antiga ministra.

Rui Barreiro contesta, considerando que "estava preparada legislação para iniciar um projeto-piloto com alguns municípios. O novo Governo (no qual Cristas foi ministra) meteu na gaveta esse projeto-piloto".

Um projeto-piloto de cadastro florestal vai iniciar-se com o atual Governo.

Lusa | em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana