domingo, 29 de outubro de 2017

BLOQUEIO A CUBA, A MAIS LONGA PRÁTICA DE CONSPIRAÇÃO



Martinho Júnior | Luanda 

1- As práticas de conspiração são, duma forma geral, a mais provada experiência contínua levada a cabo pelo poder da hegemonia unipolar, onde quer que seja e numa escala sem precedentes para a história da humanidade, desde 1945 aos nossos dias!

Elas são evidências dum princípio doutrinal de relacionamento com os outros que integram procedimentos recorrentes, com duas alienações inerentes que lhe são subjacentes, entre as muitas que poderíamos evocar, que eu realço: o “slogan” da “Guerra Fria” e o“slogan” da “teoria da conspiração”!

A “Guerra Fria” enquanto “slogan” por que, quando os ideólogos de feição querem retratar a época de 1945 a 1991 recorrem a essa figura, aparentemente limitada no espaço e no tempo, também por que a partir dela mais facilmente reduzem todos os fenómenos sócio-políticos ao “diktat” de sua alienação, algo que tanto serve a expressão sintomática da “civilização judaico-cristã ocidental” e da NATO;

A “teoria da conspiração” para, por um lado lavar a imagem dos fulcros globais do poder hegemónico unipolar, por outro integrar com essa crença difusa e mil vezes repetida, o pacote de medidas que compõem os métodos e vias de formatação das mentalidades, (tornando-as avassaladas, dóceis ou submissas) que visam melhor consolidar o seu domínio, inclusive nos termos duma acção psico-social afim aos expedientes típicos da “afirmação” da hegemonia unipolar!

2- De entre todas as experiências de práticas de conspiração, o Bloqueio a Cuba é uma das mais longevas e extensivas no conhecimento explícito a que os políticos e diplomatas de todo o mundo reconhecidamente recorrem a tempo integral, praticamente de há mais de 50 anos!

Os políticos e diplomatas de todo o mundo, enfrentam todos os anos na Assembleia-Geral da ONU a queixa legitimamente apresentada por Cuba contra o Bloqueio, face às respostas surrealistas daqueles que o promovem, deitando por terra com esse exemplo as limitações e alienações de “slogans” como os da “Guerra Fria”, como os da “teoria da conspiração”, ou ainda como os temas referentes a “direitos humanos” que, por via da subversão de sua própria definição, são tantas vezes utilizados no âmbito da hegemonia unipolar para exercitar “um direito a intervir” que conduz ao caos, ao terrorismo e à desagregação!

É o domínio avassalador que com esse exemplo fica exposto irreversivelmente há mais de 50 anos e é esse domínio, num dos seus termos mais atrozes, que tem vindo a merecer a condenação global!

Todos os anos Cuba apresenta a contabilidade desses estragos próprios dum poder alucinado e irresponsável em relação às aspirações saudáveis de futuro para o seu povo e para toda a humanidade!

Creio que os estragos deixaram de ter qualificação, ou atributo, mesmo que sejam quantificáveis: os furacões passam, mas o Bloqueio permanece para a ilha, como um dos mais monstruosos crimes contra a humanidade!

3- Muito recentemente o Parlamento russo condenou o Bloqueio, que é condenado todos os anos, pelos políticos e diplomatas dos países emergentes e dos componentes dos Não-Alinhados.

Ao mesmo tempo que os “slogans” são pelas demonstrações práticas mais diversas esvaziados de seus conteúdos de propaganda no âmbito da “civilização judaico-cristã ocidental” (quer sobre a “Guerra Fria”, quer sobre a “teoria da conspiração”, quer ainda sobre os estafados temas de “direitos humanos” ou do “direito a intervir”) torna-se cada vez mais exigível que os países emergentes e os não-alinhados não só se aproximem, como devem passar, todos eles, a compor uma frente única extrapolada a partir de suas próprias trincheiras, fortalecendo o universo multipolar!

Não há razão alguma para a emergência (que não pertence a bloco militar algum), estar de costas voltadas em relação ao Não-Alinhamento, tendo em conta a identidade de princípios que afinal tanto os aproxima e os une na sua diversidade multicultural face às práticas constantes de conspiração da hegemonia unipolar!

A reedição, agora ao estilo do século XXI, do conflito na Coreia, é outro exemplo da falência limitativa da propaganda ao abrigo do“slogan” da “Guerra Fria”!

O Bloqueio a Cuba, é de facto um dos motivos mais dialeticamente explícitos e do conhecimento geral que obrigam a que os Não-Alinhados revejam seus conteúdos, unindo esforços no âmbito dum universo multipolar, à emergência que a todo o transe procura a paz, a harmonia internacional, o consenso, o equilíbrio global e o respeito para com a Mãe Terra!

Martinho Júnior - Luanda, 3 de Outubro de 2017

Fotos de práticas de conspiração:
- Um dos maiores sucessos das práticas de conspiração – Gorbatchov e Ronald Reagan: o princípio do colapso da URSS passou por suas assinaturas;
- Votação anual, nas reuniões da Assembleia Geral da ONU, contra o Bloqueio

Sem comentários:

Mais lidas da semana