quarta-feira, 4 de abril de 2018

ANGOLA NA CHARNEIRA DOS TEMPOS QUE CORREM

EM ANGOLA, UMA LONGA LUTA CONTRA O SUBDESENVOLVIMENTO, QUE DESDE JÁ PASSA PELA LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO!...

Martinho Júnior | Luanda

Uma longa luta contra o subdesenvolvimento que desde já passa pela luta contra a corrupção...

Será assim em Angola, enquanto os angolanos não despertam totalmente para a enorme responsabilidade de amor por todo o povo angolano, de amor inequívoco para com toda a humanidade, para com a Mãe Terra e imenso respeito por um estado que deveria ser incondicional e fiel depositário dessa responsabilidade, que tantas missões tem por cumprir com dever ético, moral, histórico, antropológico, cívico e patriótico (e desde 1985 que não as cumpre da forma integral como o deveria ser, em função dos impactos nocivos do capitalismo social-democrata e neoliberal)!...

Está-se num momento de charneira e, para o núcleo duro do MPLA, em função dos 5 anos de governação que já estão em curso, necessário e urgente se torna um Congresso Extraordinário que defina a filosofia, a doutrina, a ideologia, a organização e a mobilização capazes de levar à prática de forma consequente, com rumo histórico e no âmbito duma lógica com sentido de vida, as imensas missões e tarefas que temos pela frente numa ampla luta contra o subdesenvolvimento, contra a alienação social-democrata e contra a subversão neoliberal dos interesses de todo o povo angolano!

Manter a ilusão social-democrata e neoliberal, é para os que estão dispostos a aprofundar a crise, que teimam em não se despir de suas vestes e conteúdos, não de a começar a enfrentar com um argumento de peso: a identidade para com todo o povo angolano e as suas mais profundas aspirações para assumir projecções geoestratégicas de desenvolvimento sustentável.

Há que aumentar responsabilidade, com dignidade, solidariedade e amor, sem ferir unidade e coesão em reforço das capacidades de resposta, que têm sido tão duramente delapidadas!

Não sendo mais viáveis as premissas social-democratas e neoliberais, devoradoras até de projectos de oligarquias que estão a ser emuladas em função dos interesses imediatos da aristocracia financeira mundial face à pressão da emergência multipolar, a solução não será mais do mesmo, quando se reduz apenas à vontade de luta contra a corrupção, uma política de horizontes curtos que não impedirá de voltar-se ao mesmo, num círculo vicioso que queimará, se houver continuidade, as próximas décadas de destino histórico dos angolanos.

Encontrar soluções implica desde logo aprofundar todos os temas que estão sobre a mesa: a paz, a democracia, o desenvolvimento sustentável, a justiça, o respeito para com a Mãe Terra…

As novas tecnologias são um indispensável factor facilitador para uma melhor equação desses termos.

O exercício do poder, para que o seja de forma inteligente, clarividente e responsável, não pode fugir duma maturação crítica em relação às questões filosóficas, doutrinais e ideológicas que se prendam ao aprofundamento desses temas, por que isso teve, tem e terá implicações nas práticas que forem desencadeadas!

Junto uma crónica anónima própria do momento que passa:

Do Cunene e de forma anónima surgiu-me hoje este grito de "SOCORRO"...

É uma notícia para CONFIRMAR e VERIFICAR, mas numa época de tão decisivas obrigações, passo-a publicamente por que não é por acaso que, como "camelo de muitas boças", perfaço mais de 30 anos de "travessia no deserto"!...

Um dia, na prisão de Bentiaba onde me encontrava a cumprir pena depois dum julgamento surrealista, interrompi um discurso de Kundipahiama e disse, que quando se fizesse luz sobre as razões do "caso" que tão profundas cicatrizes foi deixando nos órgãos e na comunidade da segurança do país quando eles eram um garante de independência e soberania, então seria o MPLA E O POVO ANGOLANO A GANHAR!...

A notícia precisa urgentemente de ser verificada, por que pode ser um "fogo cruzado" dos muitos que acontecem agora, no dia-a-dia duma época que se diz de "mudança" e sendo-o, há que depois confirmá-la para actuar em conformidade!...

Martinho Júnior, Luanda, 4 de Abril de 2018.

Foto: quedas de água do Ruacaná no rio Cunene, um dos cursos de água que mais implicações tem em todo o sul de Angola.

GRITO DE SOCORRO PROVENIENTE DO CUNENE!

Grito de socorro, a Província do Cunene está a ser arrombada!

Está acontecer durante esses dias um grande arrombamento dos bens do Governo Provincial do Cunene, motivado pela provável saída do Governador Kundi Paihama, que segundo se comenta, pediu demissão ou porque já sabe que o PR JLO vai lhe mandar para a reforma, até os carros do programa papagro foram retirados do palácio e a serem pintados para alterar a sua cor e dizeres para fazerem parte do parque privado do Governador e os seus homens.

É triste o que se vive na Província do Cunene, encontrando-se numa situação de grande tristeza por falta de estratégia de governação, onde os governantes são autênticos incompetentes que não entendem patavira nenhuma de governação a não ser na base de calúnia e difamação dos quadros competentes, com agravante do governador ter uma governação de espécie de soba porque de urbanidade não entende. os Projectos estão a ser executados pelos seus analfabetos capangas sem domínio e conhecimento da matéria só com intuito de esvaziarem os cofres.

Também os camiões verdes do programa de apoio aos Governos províncias vindos do MAT estão evolvidos em ações particulares em fazenda e exploração de minerais como ouro e Madeira para fins próprios.

As ruas cheias de areia e até a nascer massango e capim, assim como lixo por tudo que é canto da cidade de Ondjiva.

Socorro, socorro.

Sem comentários:

Mais lidas da semana