domingo, 1 de abril de 2018

BRAGA VENCE O SPORTING (1 – 0), A “ELEVAÇÃO DAS FARPAS” ALIMENTA O “INCÊNDIO”


O Braga venceu. O Sporting está mais “entalado” e já pode dizer adeus ao título. Talvez até se possa despedir do terceiro lugar na classificação. Acontecer o contrário vai ser muito difícil. 

A bola é redonda e muitas vezes as perspetivas saem erradas. Vamos ver o que acontece na realidade daqui por mais cinco jornadas. No jogo de ontem, em Braga, os jogadores e os treinadores foram muito dignos e competentes lutadores. Aconteceu um resultado assim, como podia acontecer ao contrário. Quanto à dignidade, urbanidade e competências de relações humanas entre os corpos diretivos de ambos os clubes… Deixam muito a desejar.

Em 1976 chegava de Itália a cultura da sétima arte encorpada no “Brutti, Sporchi e Cattivi", traduzido em Portugal para “Feios, Porcos e Maus”. Foi rodado num cerco a respeito da crise económica de então e da troika desse tempo. O foco era o de uma família em pantanas. Era comédia, era humor à bela moda italiana.

Na atualidade, em Portugal, até parece vimos esse mesmo filme com outros atores, que cumprem o ditado “casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão”. O celulóide projeta-se na tela do futebol português e os principais protagonistas são os dirigentes desportivos ao vivo e também em diferido. Os jogadores, esses, dizem-se vítimas de boatos acerca dos jogos combinados, da corrupção no futebol. É bem provável que sim… ou que não. Nada como o ministério público averiguar para limpar o bom nome dos profissionais que merecerem, provavelmente todos eles. Assunto que ficará arrumado numa penada.

O que não está arrumado é a comédia de certos e incertos dirigentes desportivos e o que dizem de cada vez que abrem a boca e explanam seus pensamentos, suas opiniões. Por um lado estão a exercer de pleno direito a liberdade de expressão que a Constituição portuguesa garante, por outro estão a incendiar o futebol português. Há horas, após o Braga x Sporting lá saíram mais umas farpas e a cultura do ódio a expor-se e a comprovar que há dirigentes que o melhor que fazem é estarem calados para deixarem de ser vedetas para uns e feios, porcos e maus para outros. Opiniões e sensibilidades.

A “elevação” do dirigente do Braga, António Salvador, ao citar um Nobel, em nada ajudou a “apagar” o incêndio que abunda no futebol português. Antes pelo contrário. Essa do “nunca lutes com um porco…”, neste caso, é muito ofensiva - se considerarmos o clima de ódio de uns para outros (e vice-versa) que abunda na modalidade do futebol dos milhões. Noutras circunstâncias não seria. A farpa foi direitinha para o dirigente do Sporting Bruno de Carvalho.

É verdade que Bruno de Carvalho se excede. E de que maneira. É verdade que é um dos incendiários do futebol em Portugal, mas não é a atirar-lhe farpas que o assunto se resolve, nem a pacificação e a urbanidade, a educação e o respeito se instala no futebol.

Uma solução é a Liga, a Federação, porem um fim a isto, ao triste espetáculo dos dirigentes ou outros das estruturas dos clubes que incendeiam os ânimos, são mal-educados, desrespeitosos, nada diplomáticos, a mostrarem as suas incompetências nas relações humanas e desportivas. Parece que eles só se vão comportar como é requerido aos seres humanos no trato com outros quando existirem punições muito gravosas. Mesmo muito gravosas. Dirão que é a lei da rolha. Pois sim, será. Naquele setor será. Lamentavelmente. Talvez ser obrigatório que os de tendências incendiárias do futebol frequentassem cursos de relações públicas e interações humanas ajudasse… A coisa está complicada e poderá causar confrontos graves entre adeptos, causar alguma desgraça. Lamentavelmente. Urge agir contra a situação. (MM | PG)

Salvador cita Nobel da literatura e visa BdC: "Nunca lutes com um porco"

Presidente do Sp. Braga deixou uma clara mensagem ao líder leonino.

Depois da troca de palavras entre presidentes de Sp. Braga e Sporting, a meio da semana, António Salvador, depois da vitória sobre o Sporting (1-0), deixou uma mensagem a Bruno de Carvalho.

No entanto, antes elogiou os técnicos dos dois clubes, também com uma farpa ao presidente do Sporting.

"Parabéns aos dois treinadores, que são dois grandes treinadores portugueses. Um mais jovem, muito promissor, que não tenho dúvidas que vai ser um dos futuros do futebol português, e um treinador provavelmente o mais experiente português, que já passou por este clube, que foi muito feliz neste clube, ganhou um primeiro troféu que foi a Taça Intertoto, que continuou a ganhar troféus e que infelizmente não tem ganho aquilo que tanto gostava de ganhar porque provavelmente não tem tido a tranquilidade necessária dentro do clube para poder ganhar”, disse António Salvador, continuando e referindo-se depois a Bruno de Carvalho.

"Um romancista irlandês, vencedor do Prémio Nobel da Literatura de 1925, George Bernard Shaw, dizia: 'Nunca lutes com um porco, porque em primeiro ficas sujo, em segundo lugar, o porco gosta que lutes com ele'", concluiu, desejando uma boa Páscoa aos jornalistas.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana