terça-feira, 29 de agosto de 2017

BRASIL: UM BARCO À DERIVA





É uma vergonha internacional termos chegado a este ponto, depois de conhecermos a admiração de tantos outros países pelas políticas corajosas

Leonardo Boff *, do Rio de Janeiro | Correio do Brasil | opinião

A gravidade de nossa crise generalizada nos faz sentir como um barco à deriva, entregue à mercê dos ventos e das ondas. O timoneiro, o presidente, é acusado de crimes, cercado de marujos-piratas, em sua maioria (com nobres exceções) igualmente, corruptos ou acusados de outros crimes. É inacreditável que um presidente, detestado por 90% da população, sem nenhuma credibilidade e carisma, queira timonear um barco desgovernado.

Nem sei se é obstinação ou vaidade, elevada a um grau estratosférico. Mas, impávido, continua lá no palácio, comprando votos; dispensando benesses, corrompendo já corruptos para evitar que responda junto ao STF a pesadas acusações que lhe são imputadas. É praticamente prisioneiro de si mesmo; pois por onde aparece em público, ouve logo o grito: “fora, Temer”.

É uma vergonha internacional termos chegado a este ponto, depois de conhecermos a admiração de tantos outros países pelas políticas corajosas feitas em favor das grandes maiorias empobrecidas graças aos governos progressistas Lula-Dilma.

Pode a difamação dos opositores, apoiados por grupos ligados ao establishmentinternacional que a todos quer alinhar a suas estratégias; tentar satanizar a figura de Lula e desfazer o mérito dos benefícios que ele propiciou aos deserdados da terra. Não estão conseguindo chegar ao coração do povo.

Este sabe e testemunha: “Apesar de erros e equívocos, é inegável que Lula sempre amou os pobres e esteve do nosso lado. Mais que o pão, a luz, a casa, o acesso à educação técnica ou superior, ele nos devolveu dignidade; somos gente e não somos mais condenados à invisibilidade social”.

Querem destruir Lula, como líder politico e como pessoa. Não o conseguirão, porque a mentira, a distorção, a vontade raivosa e persecutória de um juiz justiceiro que julga mais pela raiva do que pelo direito, jamais irão desfigurar alguém que se transformou em um símbolo e em um arquétipo no Brasil e no mundo.

Crise

Dizem os analistas da psicologia profunda de C. G. Jung que quem se transformou em símbolo pela saga de sua vida e pelo bem que fez para os outros; se torna indestrutível. Virou símbolo de um poder político benfazejo para os mais desvalidos de nossa história, marcados por muitas feridas.

O símbolo penetra o profundo das pessoas. Dispensa palavras. Fala por si mesmo. O símbolo possui um caráter numinoso que atrai a atenção dos ouvintes. Até dos céticos. O carisma é a irradiação mais potente que conhecemos. Lula possui este carisma que se traduz pela ternura para com os humildes e pelo vigor com que leva avante sua causa libertária. Estes, antes silenciados, se sentem representados por ele.

Além de símbolo, Lula se transformou num arquétipo do líder cuidador e servidor. Este tipo de líder; consoante os mesmos analistas junguianos, serve a uma causa que é maior que ele próprio, a causa dos sem nome e dos sem vez. Eles sustentam que este tipo de líder faz coisas que parecem impossíveis.

Evoca nos seguidores os arquétipos escondidos neles de também de se autossuperarem e de se sentirem parte da sociedade. Isso se expressa nas palavras de muitos que dizem: “ao votar nele, nós estamos votando em nós mesmos. Até hoje tínhamos que votar em nossos opressores; agora votamos em alguém que é um dos nossos e que pode reforçar a nossa libertação”.

A atuação política de Lula

A atuação política de Lula possui uma relevância de magnitude histórica. Ele tem a consciência deste desafio formulado por um dos melhores entre nós. Celso Furtado, em seu livro  Brasil: a construção interrompida (1992): ”Trata-se de saber se temos um futuro como nação que conta na construção do devenir humano. Ou se prevalecerão as forças que se empenham em interromper o nosso processo histórico de formação de um um Estado-nação”(p.35).

O que nos dói é constatar que o atual governo se empenha em interromper esse processo, pela violação da democracia e da Constituição; pelos ajustes e pelas privatizações e até pela venda de terras nacionais a estrangeiros.

Exportadores de commodities

Deixam-se neocolonizar para serem meros exportadores de commodities; ao invés de criar as condições favoráveis para concluirmos a fundação de nosso país. Além de corruptos, são vendilhões da pátria; cinicamente indiferentes à sorte de milhões que da pobreza estão caindo na miséria e da miséria, na indigência.

Temos que guardar os nomes destes políticos traidores dos anseios populares. Representam mais seus interesses pessoais e corporativos ou daqueles empresários que lhes financiaram as campanhas do que os interesses coletivos do povo. Que as urnas os condenem, negando-lhes a vitória pelo voto.

*Leonardo Boff é teólogo, escritor e professor universitário, expoente mundial da Teologia da Libertação.

Sem comentários:

Mais lidas da semana